sicnot

Perfil

Mundo

Satélite japonês perdido no espaço dá "sinais de vida"

O satélite Hitomi estava já dado como perdido quando falhou o combinado: comunicar para a Terra a 26 de março. Inesperadamente, ligou há dois dias para casa.

De acordo com a agência de Exploração Aeroespacial japonesa (JAXA), Hitomi foi lançado a 17 de fevereiro e deveria ter feito a primeira comunicação para Terra a 26 de março. Nesse dia, o centro norte-americano Joint Space Operations Center comunicou a existência de cinco destroços em redor do satélite. Os japoneses consideraram o satélite como perdido.

Mas a 28 de março a JAXA detetou um breve sinal vindo do aparelho e conseguiu obter imagens que mostram-no "aos tombos" pelo espaço.

"Tal indica que o satélite está de certa forma vivo, apenas incapaz de apontar a antena para Terra", explicou à New Scientist Jonathan McDowell at the Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, acrescentado que talvez seja possível comunicar com Hitomi.

A 29 de março a JAXA indicou que ainda conseguiu ouvir o sinal proveniente do satélite e que o aparelho provavelmente está intacto, que os destroços detetados à sua volta devem ser peças que não são essenciais.

A recuperação não será, no entanto fácil nem rápida, deverá demorar uns meses.

A missão de Hitomi consiste em observar o universo através de raios-X, investigar o nascimento de buracos negros e a origem dos raios cósmicos.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.