sicnot

Perfil

Mundo

Satélite japonês perdido no espaço dá "sinais de vida"

O satélite Hitomi estava já dado como perdido quando falhou o combinado: comunicar para a Terra a 26 de março. Inesperadamente, ligou há dois dias para casa.

De acordo com a agência de Exploração Aeroespacial japonesa (JAXA), Hitomi foi lançado a 17 de fevereiro e deveria ter feito a primeira comunicação para Terra a 26 de março. Nesse dia, o centro norte-americano Joint Space Operations Center comunicou a existência de cinco destroços em redor do satélite. Os japoneses consideraram o satélite como perdido.

Mas a 28 de março a JAXA detetou um breve sinal vindo do aparelho e conseguiu obter imagens que mostram-no "aos tombos" pelo espaço.

"Tal indica que o satélite está de certa forma vivo, apenas incapaz de apontar a antena para Terra", explicou à New Scientist Jonathan McDowell at the Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, acrescentado que talvez seja possível comunicar com Hitomi.

A 29 de março a JAXA indicou que ainda conseguiu ouvir o sinal proveniente do satélite e que o aparelho provavelmente está intacto, que os destroços detetados à sua volta devem ser peças que não são essenciais.

A recuperação não será, no entanto fácil nem rápida, deverá demorar uns meses.

A missão de Hitomi consiste em observar o universo através de raios-X, investigar o nascimento de buracos negros e a origem dos raios cósmicos.

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00