sicnot

Perfil

Mundo

Sequestrador do avião da EgyptAir ficou em prisão preventiva

O sequestrador, que ontem desviou avião MS181 da EgyptAir, foi esta manhã a tribunal e vai ficar detido, para já, preventivamente durante oito dias.

Presente a tribunal, Seif Eldin Mustafa foi formalmente acusado pela justiça cipriota de sequestro, posse ilegal de explosivos, rapto e ameaças de violência.

A medida de coação decretada por um juiz cipriota foi de oito dias de prisão preventiva.

O sequestro do voo da EgyptAir, que viajava de Alexandria para o Cairo, acabou por ser desviado para Chipre, onde o homem de 59 anos ameaçou fazer explodir o aparelho com mais de 70 pessoas a bordo.

Foi o próprio procurador do Ministério Público, encarregue da acusação, que falou sobre os motivos que levaram ao sequestro.

Na confissão feita pelo sequestrador à polícia, este explicou que estava há 24 anos sem ver a mulher e os filhos e que o Governo egípcio continuava a impedir o reencontro.

  • Pirata do ar desviou avião da Egypt Air sem explosivos

    Mundo

    O homem que hoje desviou um avião egípcio para Chipre envergava afinal um falso cinto de explosivos. Trata-se de "uma pessoa psicologicamente instável", dizem as autoridades cipriotas. Ainda não sao conhecidas as motivações deste sequestro, que terminou sem incidentes. O pirata do ar rendeu-se ao fim de seis horas.

  • O momento da libertação de alguns passageiros do Egyptair
    1:20

    Mundo

    O voo doméstico MS181 fazia a viagem de Alexandria para Cairo quando foi sequestrado por Ibrahim Samaha. O sequestrador contactou a torre de controlo às 08:30 (06:30 em Lisboa) e o avião teve autorização para aterrar 20 minutos depois no Chipre. Mais de 40 reféns foram libertados cerca de duas horas depois. No avião continuam 4 passageiros estrangeiros e a tripulação.

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.