sicnot

Perfil

Mundo

Sequestrador do avião da EgyptAir ficou em prisão preventiva

O sequestrador, que ontem desviou avião MS181 da EgyptAir, foi esta manhã a tribunal e vai ficar detido, para já, preventivamente durante oito dias.

Presente a tribunal, Seif Eldin Mustafa foi formalmente acusado pela justiça cipriota de sequestro, posse ilegal de explosivos, rapto e ameaças de violência.

A medida de coação decretada por um juiz cipriota foi de oito dias de prisão preventiva.

O sequestro do voo da EgyptAir, que viajava de Alexandria para o Cairo, acabou por ser desviado para Chipre, onde o homem de 59 anos ameaçou fazer explodir o aparelho com mais de 70 pessoas a bordo.

Foi o próprio procurador do Ministério Público, encarregue da acusação, que falou sobre os motivos que levaram ao sequestro.

Na confissão feita pelo sequestrador à polícia, este explicou que estava há 24 anos sem ver a mulher e os filhos e que o Governo egípcio continuava a impedir o reencontro.

  • Pirata do ar desviou avião da Egypt Air sem explosivos

    Mundo

    O homem que hoje desviou um avião egípcio para Chipre envergava afinal um falso cinto de explosivos. Trata-se de "uma pessoa psicologicamente instável", dizem as autoridades cipriotas. Ainda não sao conhecidas as motivações deste sequestro, que terminou sem incidentes. O pirata do ar rendeu-se ao fim de seis horas.

  • O momento da libertação de alguns passageiros do Egyptair
    1:20

    Mundo

    O voo doméstico MS181 fazia a viagem de Alexandria para Cairo quando foi sequestrado por Ibrahim Samaha. O sequestrador contactou a torre de controlo às 08:30 (06:30 em Lisboa) e o avião teve autorização para aterrar 20 minutos depois no Chipre. Mais de 40 reféns foram libertados cerca de duas horas depois. No avião continuam 4 passageiros estrangeiros e a tripulação.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.