sicnot

Perfil

Mundo

Bashar al-Assad disposto a presidenciais antecipadas

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que está disposto a realizar eleições presidenciais antecipadas se for essa a vontade do povo sírio, numa entrevista à agência russa Ria-Novosti divulgada hoje em Damasco.

Presidente sírio Bashar al-Assad

Presidente sírio Bashar al-Assad

© Sana Sana / Reuters

"Há uma vontade popular para realizar eleições presidenciais antecipadas? Se há, não tenho problema com isso", disse, segundo uma transcrição em árabe divulgada por Damasco e citada pela agência France Presse.

Bashar al-Assad foi reconduzido no cargo em 2014, numas presidenciais realizadas já em plena guerra civil e limitadas às partes do território então controladas pelo regime. O atual mandato, de sete anos, termina em 2021.

No entanto, o plano internacional para uma solução política para o conflito prevê eleições legislativas e presidenciais dentro de 18 meses e a formação de um órgão de transição dentro de 6 meses para a redação de uma nova Constituição.

O papel que Bashar al-Assad pode desempenhar nas novas instituições continua a ser o principal desacordo entre o regime e a oposição.

Na entrevista, Assad afirma que todos os cidadãos sírios poderão participar na eleição: "Isso incluiria todos os sírios, estejam eles na Síria ou fora (...) Cada sírio, esteja onde estiver, tem o direito", disse.

A agência russa divulgou na quarta-feira, em Moscovo, uma entrevista ao presidente sírio, na qual, segundo excertos das agências internacionais, Assad defendeu que o governo de transição deve incluir figuras do regime e da oposição, o que foi imediatamente rejeitado pela oposição.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.