sicnot

Perfil

Mundo

Bashar al-Assad disposto a presidenciais antecipadas

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que está disposto a realizar eleições presidenciais antecipadas se for essa a vontade do povo sírio, numa entrevista à agência russa Ria-Novosti divulgada hoje em Damasco.

Presidente sírio Bashar al-Assad

Presidente sírio Bashar al-Assad

© Sana Sana / Reuters

"Há uma vontade popular para realizar eleições presidenciais antecipadas? Se há, não tenho problema com isso", disse, segundo uma transcrição em árabe divulgada por Damasco e citada pela agência France Presse.

Bashar al-Assad foi reconduzido no cargo em 2014, numas presidenciais realizadas já em plena guerra civil e limitadas às partes do território então controladas pelo regime. O atual mandato, de sete anos, termina em 2021.

No entanto, o plano internacional para uma solução política para o conflito prevê eleições legislativas e presidenciais dentro de 18 meses e a formação de um órgão de transição dentro de 6 meses para a redação de uma nova Constituição.

O papel que Bashar al-Assad pode desempenhar nas novas instituições continua a ser o principal desacordo entre o regime e a oposição.

Na entrevista, Assad afirma que todos os cidadãos sírios poderão participar na eleição: "Isso incluiria todos os sírios, estejam eles na Síria ou fora (...) Cada sírio, esteja onde estiver, tem o direito", disse.

A agência russa divulgou na quarta-feira, em Moscovo, uma entrevista ao presidente sírio, na qual, segundo excertos das agências internacionais, Assad defendeu que o governo de transição deve incluir figuras do regime e da oposição, o que foi imediatamente rejeitado pela oposição.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.