sicnot

Perfil

Mundo

Bashar al-Assad disposto a presidenciais antecipadas

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que está disposto a realizar eleições presidenciais antecipadas se for essa a vontade do povo sírio, numa entrevista à agência russa Ria-Novosti divulgada hoje em Damasco.

Presidente sírio Bashar al-Assad

Presidente sírio Bashar al-Assad

© Sana Sana / Reuters

"Há uma vontade popular para realizar eleições presidenciais antecipadas? Se há, não tenho problema com isso", disse, segundo uma transcrição em árabe divulgada por Damasco e citada pela agência France Presse.

Bashar al-Assad foi reconduzido no cargo em 2014, numas presidenciais realizadas já em plena guerra civil e limitadas às partes do território então controladas pelo regime. O atual mandato, de sete anos, termina em 2021.

No entanto, o plano internacional para uma solução política para o conflito prevê eleições legislativas e presidenciais dentro de 18 meses e a formação de um órgão de transição dentro de 6 meses para a redação de uma nova Constituição.

O papel que Bashar al-Assad pode desempenhar nas novas instituições continua a ser o principal desacordo entre o regime e a oposição.

Na entrevista, Assad afirma que todos os cidadãos sírios poderão participar na eleição: "Isso incluiria todos os sírios, estejam eles na Síria ou fora (...) Cada sírio, esteja onde estiver, tem o direito", disse.

A agência russa divulgou na quarta-feira, em Moscovo, uma entrevista ao presidente sírio, na qual, segundo excertos das agências internacionais, Assad defendeu que o governo de transição deve incluir figuras do regime e da oposição, o que foi imediatamente rejeitado pela oposição.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Eu confiava no BES e dizia aos meus amigos para porem lá o dinheiro"
    0:37
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.