sicnot

Perfil

Mundo

Ministra italiana demite-se após acusações de favorecimento do noivo

A ministra do Desenvolvimento Económico de Itália, Federica Guidi, apresentou hoje a demissão por causa do alegado tráfico de influências para favorecer o seu noivo e as suas empresas no setor petrolífero.

© Remo Casilli / Reuters

Federica Guidi comunicou, em comunicado, a sua decisão ao primeiro-ministro, Matteo Renzi, e recusou as acusações ao assegurar a sua "boa-fé e a forma como trabalhou" no Governo italiano.

"Considero necessário, por uma questão de oportunidade política, apresentar a minha demissão como ministra. Foram anos de um esplêndido trabalho. Continuarei como cidadã e empresária a trabalhar para o bem do nosso maravilhoso país", acrescentou.

A ministra reagiu assim a notícias que asseguraram que o Ministério Público está a investigar o seu noivo por alegadamente ter beneficiado da sua relação com Federica Guidi.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37