sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em colapso de viaduto na Índia sobe para 21

Pelo menos 21 pessoas morreram na sequência do colapso de uma ponte em construção em Calcutá, na Índia. As autoridades acreditam que pelo menos 150 pessoas permanecem soterradas entre os escombros. As operações de resgate estão a decorrer.

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Centenas de pessoas estão no local do acidente, uma zona muito concorrida no norte de Calcutá, a colaborar com as autoridades de resgate, conforme se pode constatar nas imagens televisivas que estão a ser transmitidas em vários canais indianos.

Os desabamentos são frequentes na Índia, situações provocadas pelo estado precário das infraestruturas e pela falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais, como a fraca qualidade dos materiais, que dominam o setor da construção.

Em setembro de 2015, dois trabalhadores foram resgatados com vida após permanecerem nove dias num túnel que ruiu a 47 metros de profundidade no estado indiano de Himachil Pradesh, no norte.

Os desabamentos mais comuns ocorrem, porém, em prédios, como o que em agosto do ano passado causou a morte a 11 pessoas, esmagadas por um muro em construção em Haryana.

Com Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.