sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em colapso de viaduto na Índia sobe para 21

Pelo menos 21 pessoas morreram na sequência do colapso de uma ponte em construção em Calcutá, na Índia. As autoridades acreditam que pelo menos 150 pessoas permanecem soterradas entre os escombros. As operações de resgate estão a decorrer.

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Centenas de pessoas estão no local do acidente, uma zona muito concorrida no norte de Calcutá, a colaborar com as autoridades de resgate, conforme se pode constatar nas imagens televisivas que estão a ser transmitidas em vários canais indianos.

Os desabamentos são frequentes na Índia, situações provocadas pelo estado precário das infraestruturas e pela falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais, como a fraca qualidade dos materiais, que dominam o setor da construção.

Em setembro de 2015, dois trabalhadores foram resgatados com vida após permanecerem nove dias num túnel que ruiu a 47 metros de profundidade no estado indiano de Himachil Pradesh, no norte.

Os desabamentos mais comuns ocorrem, porém, em prédios, como o que em agosto do ano passado causou a morte a 11 pessoas, esmagadas por um muro em construção em Haryana.

Com Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.