sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em colapso de viaduto na Índia sobe para 21

Pelo menos 21 pessoas morreram na sequência do colapso de uma ponte em construção em Calcutá, na Índia. As autoridades acreditam que pelo menos 150 pessoas permanecem soterradas entre os escombros. As operações de resgate estão a decorrer.

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Centenas de pessoas estão no local do acidente, uma zona muito concorrida no norte de Calcutá, a colaborar com as autoridades de resgate, conforme se pode constatar nas imagens televisivas que estão a ser transmitidas em vários canais indianos.

Os desabamentos são frequentes na Índia, situações provocadas pelo estado precário das infraestruturas e pela falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais, como a fraca qualidade dos materiais, que dominam o setor da construção.

Em setembro de 2015, dois trabalhadores foram resgatados com vida após permanecerem nove dias num túnel que ruiu a 47 metros de profundidade no estado indiano de Himachil Pradesh, no norte.

Os desabamentos mais comuns ocorrem, porém, em prédios, como o que em agosto do ano passado causou a morte a 11 pessoas, esmagadas por um muro em construção em Haryana.

Com Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.