sicnot

Perfil

Mundo

EUA realizam ataque contra um dos líderes da "shebab" na Somália

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra um líder da "shebab" na Somália suspeito de ter planeado os ataques contra norte-americanos em Mogadíscio, anunciou hoje o Pentágono.

Militantes Shebab - grupo ligado à Al-Qaeda - patrulham uma rua de Mogadíscio, capital da Somália (AP/ Arquivo)

Militantes Shebab - grupo ligado à Al-Qaeda - patrulham uma rua de Mogadíscio, capital da Somália (AP/ Arquivo)

FARAH ABDI WARSAMEH

"Em cooperação com o Governo federal da Somália, na quinta-feira, os militares dos Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra Hassan Ali Dhoore, um dos líderes da 'shebab'", disse Peter Cook, porta-voz do Pentágono.

O porta-voz explicou que o Pentágono ainda está a avaliar se Hassan Ali Dhoore foi morto durante o ataque.

Os 'shebab', que pretendem derrubar o governo somali apoiado pelas principais potências internacionais e têm ligações à Al-Qaeda, realizam com regularidade ataques na capital do país.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC