sicnot

Perfil

Mundo

Justiça belga acusa 3º homem suspeito de atividades terroristas

O Ministério Público belga acusou hoje um terceiro homem na Bélgica por suspeita de ligação ao alegado jihadista francês Reda Kriket, principal suspeito de preparar um atentado em França.

© Yves Herman / Reuters

O suspeito, sobre quem recaem acusações de participar em atividades de um grupo terrorista, é designado por Y.A., refere em comunicado o Ministério Público, adiantando que o homem tem nacionalidade belga e nasceu a 04 de maio de 1982.

Segundo a imprensa belga, trata-se de Yassine Alami.

A decisão de colocá-lo sob mandado de captura foi decidida na sexta-feira por um juiz de instrução, adianta o comunicado, sem precisar mais detalhes sobre o caso.

Este é o terceiro homem acusado por terrorismo na Bélgica com ligação ao atentando frustrado em França, no passado dia 24 de março.

O nome de Yassine Alami corresponde ao de uma das três pessoas detidas na Bélgica no passado domingo e acusado no dia seguinte sem precisar se estavam relacionados com o atentados em Bruxelas ou com a preparação do atentando em França.

O alegado 'jihadista' Reda Kriket, principal suspeito na investigação de um projeto de atentado frustrado em França, foi formalmente acusado por um juiz antiterrorista na passada quarta-feira.

O cidadão francês, de 34 anos, foi acusado de associação de malfeitores, por ligação a uma organização terrorista criminosa, precisaram as mesmas fontes, citadas pela agência de notícias francesa AFP.

Este caso é distinto da investigação sobre os atentados de Paris e Bruxelas, embora tenham sido estabelecidas algumas ligações entre os protagonistas.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC