sicnot

Perfil

Mundo

Alerta de tsunami no Pacífico Sul após sismo de 7.2 no arquipélago de Vanuatu

Alerta de Tsunami no Pacífico Sul após um sismo com 7.2 de magnitude no arquipélago de Vanuatu. O aviso foi emitido pelo centro de alerta do Pacífico.

O tremor de terra foi registado a 35 quilómetros de profundidade do leito marinho, segundo precisou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que efetua a vigilância sísmica em todo o mundo.

O epicentro foi localizado a 81 quilómetros a noroeste de Port-Olry e a 407 a noroeste de Port Vila, a capital do país.

Vanuatu situa-se no chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e um dos vulcões submarinos de Cuenca de Lau causa frequentemente abalos sísmicos na região.

A República de Vanuatu, com os seus 250 mil habitantes, é um arquipélago de origem vulcânica.

Com Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.