sicnot

Perfil

Mundo

Dez conselhos que os norte-americanos devem ler antes de se mudarem para Portugal

Escreve o Huffigton Post, para o público norte-americano, que mudar para Portugal até é uma boa ideia. Tem boa comida, vinho barato e ótimo clima. Faz ainda uma lista com 10 conselhos. Veja quais são.

© Rafael Marchante / Reuters

São dez dicas consideradas úteis para os norte-americanos que queiram mudar de vida e de país. Neste caso, para Portugal. O artigo é da responsabilidade de Dimitris Vlachos que considera que mudar-se para Portugal é uma boa ideia. Não sem antes ler com atenção estas dicas.

1. Não se mudar sem ter emprego.

2. Portugal é muito mais socialista que os EUA (acesso à saúde é para todos)

3. Aprender a dizer algo mais para além de "oberigadou" (por causa dos mais velhos que apresentam mais dificuldades)

4. Tempo é dinheiro. (alerta para as longas filas e para os almoços que podem durar 2:30)

5. A comida é deliciosa

6. Conversas normais podem soar a discussões

7. Nem sempre está sol

8. Há pouca variedade de café e poucos Starbucks

9. Família sempre em primeiro lugar

10. São vários: Usar transportes públicos, cuidado com os taxistas, não larguem os pertences, etc.

  • Porto, Lisboa: Na Rota do Mundo

    Grande Reportagem SIC

    Porto e Lisboa vivem tempos de euforia em torno do turismo, com o surgimento de inúmeras atividades ligadas à hotelaria, transportes, restauração, lazer, cultura e serviços, e hordas de cidadãos estrangeiros que demandam os portos e os aeroportos das duas principais cidades portuguesas. Hoteis e hostels despontam como cogumelos; as ruas da baixa de Lisboa foram invadidas por tuk-tuks que obrigaram a Câmara a limitar a circulação; a Livraria Lello, no Porto, passou a cobrar bilhetes para organizar as visitas dos turistas estrangeiros que ali acorrem aos milhares. Porto e Lisboa somam distinções internacionais e estão definitivamente na moda mas há quem olhe com apreensão para esta espécie de "corrida ao ouro". Os bairros históricos estão a ser tomados de assalto pelos hoteis e pelos chamados "alojamentos locais", o que levou já o presidente da Junta de Freguesia da Zona Histórica do Porto a sugerir o estabelecimento de quotas para moradores. De outro modo, como já alguém disse, "um destes dias vai ser preciso contratar figurantes para fazerem de conta que residem nos locais mais procurados pelos turistas".

  • Portugal venceu 16 óscares do turismo
    2:25

    País

    Os World Travel Awards são os mais importantes prémios do setor turístico. Do Algarve a Lisboa passando pela Madeira, o destino Portugal conquistou o mesmo número de galardões que já tinha conquistado o ano passado.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09