sicnot

Perfil

Mundo

Dez conselhos que os norte-americanos devem ler antes de se mudarem para Portugal

Escreve o Huffigton Post, para o público norte-americano, que mudar para Portugal até é uma boa ideia. Tem boa comida, vinho barato e ótimo clima. Faz ainda uma lista com 10 conselhos. Veja quais são.

© Rafael Marchante / Reuters

São dez dicas consideradas úteis para os norte-americanos que queiram mudar de vida e de país. Neste caso, para Portugal. O artigo é da responsabilidade de Dimitris Vlachos que considera que mudar-se para Portugal é uma boa ideia. Não sem antes ler com atenção estas dicas.

1. Não se mudar sem ter emprego.

2. Portugal é muito mais socialista que os EUA (acesso à saúde é para todos)

3. Aprender a dizer algo mais para além de "oberigadou" (por causa dos mais velhos que apresentam mais dificuldades)

4. Tempo é dinheiro. (alerta para as longas filas e para os almoços que podem durar 2:30)

5. A comida é deliciosa

6. Conversas normais podem soar a discussões

7. Nem sempre está sol

8. Há pouca variedade de café e poucos Starbucks

9. Família sempre em primeiro lugar

10. São vários: Usar transportes públicos, cuidado com os taxistas, não larguem os pertences, etc.

  • Porto, Lisboa: Na Rota do Mundo

    Grande Reportagem SIC

    Porto e Lisboa vivem tempos de euforia em torno do turismo, com o surgimento de inúmeras atividades ligadas à hotelaria, transportes, restauração, lazer, cultura e serviços, e hordas de cidadãos estrangeiros que demandam os portos e os aeroportos das duas principais cidades portuguesas. Hoteis e hostels despontam como cogumelos; as ruas da baixa de Lisboa foram invadidas por tuk-tuks que obrigaram a Câmara a limitar a circulação; a Livraria Lello, no Porto, passou a cobrar bilhetes para organizar as visitas dos turistas estrangeiros que ali acorrem aos milhares. Porto e Lisboa somam distinções internacionais e estão definitivamente na moda mas há quem olhe com apreensão para esta espécie de "corrida ao ouro". Os bairros históricos estão a ser tomados de assalto pelos hoteis e pelos chamados "alojamentos locais", o que levou já o presidente da Junta de Freguesia da Zona Histórica do Porto a sugerir o estabelecimento de quotas para moradores. De outro modo, como já alguém disse, "um destes dias vai ser preciso contratar figurantes para fazerem de conta que residem nos locais mais procurados pelos turistas".

  • Portugal venceu 16 óscares do turismo
    2:25

    País

    Os World Travel Awards são os mais importantes prémios do setor turístico. Do Algarve a Lisboa passando pela Madeira, o destino Portugal conquistou o mesmo número de galardões que já tinha conquistado o ano passado.

  • Depois do Fogo
    23:30

    Reportagem Especial

    Foi o incêndio mais mortífero de que há memória. No dia 17 de junho, as chamas apanharam desprevenidos moradores de vários concelhos e fizeram pelo menos 64 mortos. O incêndio prolongou-se durante vários dias deixando um rasto de histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de um sem número de pessoas anónimas.

  • "A menina agora volta para casa. Nós não." 

    Foi o desabafo do Cesário que me fez escrever qualquer coisa sobre o que vivi na última semana. Eram dez e pouco da noite, tinha acabado a vigília de homenagem às vítimas em Figueiró dos Vinhos e ele ainda tinha na mão um balão branco que àquela hora já só estava meio cheio. Era o último dia de uma longa e dura jornada de trabalho e estávamos a arrumar as coisas para no dia seguinte regressarmos a Lisboa.

    Débora Henriques

  • A homenagem de José Mourinho ao pai

    Desporto

    José Mourinho publicou uma foto com o pai, na rede social Instagram. Felix Mourinho, também ele antigo jogador e treinador de futebol, morreu este domingo, vítima de doença prolongada.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Novo avião da TAP com pintura retro
    0:36

    Economia

    O novo avião da TAP chama-se "Portugal", tem uma pintura retro e vai sobrevoar os céus do pais a partir desta segunda-feira. A companhia aérea explica que o nome e a pintura são uma forma de homenagear a ligação histórica entre a empresa e o país.

  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia.