Ex-governante argentino ouvido hoje em tribunal por negócio com Portugal e Espanha
04.04.2016 11h47
O antigo secretário dos Transportes da Argentina Ricardo Jaime deverá ser presente hoje a tribunal em Buenos Aires para responder por alegados crimes de peculato no âmbito da compra de carruagens à CP e a Espanha em 2005.

Reuters
De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, Ricardo Jaime entregou-se no domingo na esquadra da polícia da província de Córdoba, centro do país, depois de ter tido conhecimento de uma ordem judicial que pedia a sua detenção.
O antigo secretário de Estado dos Transportes permanecia, no domingo, detido no edifício Centinela, em Buenos Aires, na sede da polícia.
Ricardo Jaime, homem de confiança do ex-Presidente Néstor Kirchner, passou a noite detido na Unidade Especial de Investigação e Procedimentos Judiciais, no edifício da Centinela no bairro de Retiro, em Buenos Aires.
O juiz Julián Ercolini decidiu há uns dias deter Ricardo Jaime, que passou pelos governos de Néstor Kirchner (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015), e do seu assessor Manuel Vázquez devido à compra de carruagens e locomotoras usadas de Espanha e de Portugal.
Em 2014, a venda de carruagens usadas à Argentina foi o motivo que desencadeou a investigação, que levou a Polícia Judiciária a fazer buscas na CP - Comboios de Portugal.
Em causa estavam indícios de corrupção ligados a um negócio feito pela CP há uns anos, de venda de carruagens usadas para a Argentina.
Em 2005, a CP vendeu 2.135 toneladas de "material circulante" (carruagens e locomotivas) destinado aos caminhos-de-ferro da Argentina.
O negócio destas carruagens e locomotivas, fechado por 6,9 milhões de euros, foi celebrado pela CP e pela então secretária de Estado dos Transportes de Portugal, Ana Paula Vitorino, com o departamento governamental homólogo da Argentina.
Este contrato foi celebrado durante uma visita a Portugal, em 31 de maio de 2005, do então secretário de Estado dos Transportes argentino, Ricardo Jaime, no contexto das relações económicas entre os dois países.
Tratava-se de material circulante que a CP tinha desativado em 2003, em consequência da progressiva eletrificação e modernização das ferrovias portuguesas, e que foi revisto pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do grupo CP.
Lusa
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27