sicnot

Perfil

Mundo

Google suprime uma aplicação dos talibãs afegãos para telemóveis

O Google retirou uma aplicação dos talibãs para telemóveis da sua loja na Internet, anunciou hoje o grupo tecnológico, três dias após a colocação desta aplicação destinada a reforçar a reforçar a presença do movimento islamita na Internet.

© Arnd Wiegmann / Reuters

O "departamento tecnológico" dos talibãs, que lançou esta aplicação na sexta-feira em língua pashtun sob o designação de Alemarah, trabalha igualmente numa versão em língua farsi, precisou na sexta-feira à agência noticiosa France-Presse Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibans, que hoje esteve incontactável. Em comunicado, o Google confirmou ter retirado o programa.

Esta campanha para se alargar na rede, revelada pelo SITE Intelligence Group, especialista na vigilância de páginas eletrónicas islamitas, destina-se reforçar a presença desde movimento, que já dispõe de uma página na Internet em cinco línguas, incluindo o inglês.

Os talibãs organizam regularmente atentados e ataques contra as forças de segurança no Afeganistão.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.