sicnot

Perfil

Mundo

Separatistas do Nagorno-Karabakh e Azerbaijão anunciam cessar-fogo

As autoridades separatistas arménias da região do Nagorno-Karabakh e as forças do Azerbaijão anunciaram hoje ter concluído um acordo de cessar-fogo, depois de quatro dias de violentos confrontos que fizeram pelo menos 64 mortos.

reuters

"Um acordo de cessar-fogo foi concluído com o Azerbaijão. Demos ordem para suspender os disparos", disse um porta-voz do Ministério da Defesa da região separatista do Cáucaso citado pela agência France Presse.

O acordo foi confirmado pouco depois pelo Azerbaijão: "As ações militares foram suspensas às 12:00 locais (09:00 em Lisboa) de terça-feira", informou o Ministério da Defesa azeri num comunicado, citado pela mesma agência.

Violentos confrontos opuseram nos últimos quatro dias forças do Azerbaijão e da Arménia na região, em território azeri mas de população maioritariamente arménia.

Pelo menos 64 pessoas morreram nos confrontos, os mais violentos na região nos últimos 20 anos.

Os dois países assinaram um cessar-fogo em 1994, mas até hoje não chegaram a acordo quanto ao estatuto da região, situada numa zona estratégica, entre o Irão, a Rússia e a Turquia.

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.