sicnot

Perfil

Mundo

Separatistas do Nagorno-Karabakh e Azerbaijão anunciam cessar-fogo

As autoridades separatistas arménias da região do Nagorno-Karabakh e as forças do Azerbaijão anunciaram hoje ter concluído um acordo de cessar-fogo, depois de quatro dias de violentos confrontos que fizeram pelo menos 64 mortos.

reuters

"Um acordo de cessar-fogo foi concluído com o Azerbaijão. Demos ordem para suspender os disparos", disse um porta-voz do Ministério da Defesa da região separatista do Cáucaso citado pela agência France Presse.

O acordo foi confirmado pouco depois pelo Azerbaijão: "As ações militares foram suspensas às 12:00 locais (09:00 em Lisboa) de terça-feira", informou o Ministério da Defesa azeri num comunicado, citado pela mesma agência.

Violentos confrontos opuseram nos últimos quatro dias forças do Azerbaijão e da Arménia na região, em território azeri mas de população maioritariamente arménia.

Pelo menos 64 pessoas morreram nos confrontos, os mais violentos na região nos últimos 20 anos.

Os dois países assinaram um cessar-fogo em 1994, mas até hoje não chegaram a acordo quanto ao estatuto da região, situada numa zona estratégica, entre o Irão, a Rússia e a Turquia.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira