sicnot

Perfil

Mundo

Vitamina D faz bem ao coração, dizem investigadores

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica. A conclusão é dos investigadores da Universidade de Leeds, Reino Unido.

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

© Francois Lenoir / Reuters

"São resultados impressionantes", dizem os investigadores responsáveis pelo estudo, durante a sua apresentação na 65.ª Reunião Anual do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago, Estados Unidos.

"Esta é a primeira evidência de que a vitamina D pode melhorar a função cardíaca de pessoas com insuficiência cardíaca. Estas descobertas podem fazer uma diferença significativa no atendimento dos pacientes com este problema", diz o responsável pelo estudo, Klaus Witte, da Faculdade de Medicina e cardiologista consultor do "Leeds Teaching Hospitals NHS Trust".

O estudo envolveu mais de 160 pacientes em Leeds que já estavam a ser tratados para a insuficiência cardíaca com betabloqueadores, inibidores da ECA e tratamentos de pacemakers.

Durante um ano um grupo tomou vitamina D, outro placebo.

Numa pessoa saudável, o coração bombeia eficazmente entre 60 a 70% das vezes. Em pacientes com insuficiência cardíaca é de 26%. O coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos.

Nos 80 pacientes que tomaram vitamina D, esta função melhorou. de 26% passou para 34%.
Nos restantes não houve alterações.

A insuficiência cardíaca afeta mais de 23 milhões em todo o mundo e pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos.

A Fundação de Cardiologia do Reino Unido é prudente. Defende mais estudos sobre este efeito e mais tempo para avaliar os suplementos vitamínicos em causa.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52