sicnot

Perfil

Mundo

Vitamina D faz bem ao coração, dizem investigadores

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica. A conclusão é dos investigadores da Universidade de Leeds, Reino Unido.

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

© Francois Lenoir / Reuters

"São resultados impressionantes", dizem os investigadores responsáveis pelo estudo, durante a sua apresentação na 65.ª Reunião Anual do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago, Estados Unidos.

"Esta é a primeira evidência de que a vitamina D pode melhorar a função cardíaca de pessoas com insuficiência cardíaca. Estas descobertas podem fazer uma diferença significativa no atendimento dos pacientes com este problema", diz o responsável pelo estudo, Klaus Witte, da Faculdade de Medicina e cardiologista consultor do "Leeds Teaching Hospitals NHS Trust".

O estudo envolveu mais de 160 pacientes em Leeds que já estavam a ser tratados para a insuficiência cardíaca com betabloqueadores, inibidores da ECA e tratamentos de pacemakers.

Durante um ano um grupo tomou vitamina D, outro placebo.

Numa pessoa saudável, o coração bombeia eficazmente entre 60 a 70% das vezes. Em pacientes com insuficiência cardíaca é de 26%. O coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos.

Nos 80 pacientes que tomaram vitamina D, esta função melhorou. de 26% passou para 34%.
Nos restantes não houve alterações.

A insuficiência cardíaca afeta mais de 23 milhões em todo o mundo e pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos.

A Fundação de Cardiologia do Reino Unido é prudente. Defende mais estudos sobre este efeito e mais tempo para avaliar os suplementos vitamínicos em causa.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.