sicnot

Perfil

Mundo

Combates no Darfur fazem mais de 100 mil deslocados

Mais de 100.000 pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas casas devido ao reinício dos combates desde janeiro deste ano na região sudanesa do Darfur, indicou hoje um responsável das forças de manutenção de paz da ONU.

© Muhammad Hamed / Reuters

"Os combates e bombardeamentos aéreos continuam" no bastião rebelde de Jebel Marra, disse o subsecretário-geral das operações de manutenção da paz, Hervé Ladsous, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Cerca de 103.000 pessoas procuraram refúgio em quatro campos montados pela UNAMID, missão conjunta da ONU e da União Africana no Darfur, precisou.

Ladsous citou agências humanitárias segundo as quais pelo menos 138.000 pessoas estão em fuga desde meados de janeiro.

As restrições impostas pelo Governo sudanês às organizações humanitárias e à missão UNAMID tornaram mais difícil a precisão na avaliação do número de deslocados devido aos recentes combates, acrescentou.

Jebel Marra situa-se no coração da região do Darfur e é um bastião do rebelde Exército de Libertação do Sudão (SLA-AW), comandado por Abdulwahid Nur.

O embaixador do Sudão na ONU, Omar Dahab Fadl, contestou os relatos de movimentações de civis em grande escala, afirmando que "uma grande parte" das pessoas deslocadas conseguiram regressar às suas aldeias no Darfur e estão a cultivar a terra.

"Estão em curso preparativos para o regresso de 100.000 IDP (sigla inglesa que significa Pessoas Deslocadas Internamente) às respetivas aldeias no leste e no ocidente do Darfur", disse o diplomata sudanês ao Conselho de Segurança.

O enviado de Cartum insistiu em que o exército do país está a responder a ataques do SLA-AW e conseguiu restaurar a segurança na região, com as estradas agora abertas aos civis.

"Pela primeira vez em 13 anos, os alunos do ensino básico sentaram-se a fazer exames gerais; deixaram de ser pagas quotizações aos 'hooligans'. Diga-me de que forma é que isto colide com os objetivos da ONU", declarou.

O chefe das operações de manutenção de paz da ONU apelou ao Governo sudanês e aos rebeldes para pararem imediatamente os combates em Jebel Marra e encetarem negociações de paz para pôr fim ao conflito.

O embaixador britânico nas Nações Unidas, Matthew Rycroft, expressou preocupação com a continuação da violência em Jebel Marra e disse que o acesso humanitário ao centro do Darfur se tinha tornado "ainda mais difícil" em resultado disso.

"Pedimos a todas as partes que deem à UNAMID a cooperação de que esta precisa para fazer o seu trabalho", disse.

O Darfur mergulhou na guerra em 2003, quando rebeldes da minoria étnica se revoltaram, queixando-se de que a região estava a ser económica e politicamente marginalizada pelo Governo de Cartum, dominado por árabes.

Mais de 300.000 pessoas morreram desde 2003 no conflito do Darfur, e há cerca de 2,6 milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.