sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,9 na escala de Richter no Pacífico Sul

Um terramoto de de 6.9 na escala de Richter atingiu o norte do Vanuatu, no Pacífico Sul. As autoridades não emitiram, para já, alerta de Tsunami.

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Nick Perry

O tremor de terra foi registado às 06:58 locais (mais uma em Lisboa), a 103 quilómetros de Sola, capital da província de Torba, na República de Vanuatu.

No domingo passado, a região de Vanuatu foi igualmente abalada por um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, tendo sido lançado um alerta local de tsunami, que não se confirmou.

O tremor de terra foi registado a 35 quilómetros de profundidade do leito marinho, segundo precisou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que efetua a vigilância sísmica em todo o mundo.

O abalo sísmico não provocou danos materiais ou vítimas e, mais tarde, o Centro de Alertas para Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu uma segunda mensagem para informar que a ameaça de tsunami "tinha passado".

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria das ilhas são íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Com Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.