sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,9 na escala de Richter no Pacífico Sul

Um terramoto de de 6.9 na escala de Richter atingiu o norte do Vanuatu, no Pacífico Sul. As autoridades não emitiram, para já, alerta de Tsunami.

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Nick Perry

O tremor de terra foi registado às 06:58 locais (mais uma em Lisboa), a 103 quilómetros de Sola, capital da província de Torba, na República de Vanuatu.

No domingo passado, a região de Vanuatu foi igualmente abalada por um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, tendo sido lançado um alerta local de tsunami, que não se confirmou.

O tremor de terra foi registado a 35 quilómetros de profundidade do leito marinho, segundo precisou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que efetua a vigilância sísmica em todo o mundo.

O abalo sísmico não provocou danos materiais ou vítimas e, mais tarde, o Centro de Alertas para Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu uma segunda mensagem para informar que a ameaça de tsunami "tinha passado".

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas, de origem vulcânica, relativamente pequenas. A maioria das ilhas são íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.

Com Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.