sicnot

Perfil

Mundo

Tartarugas verdes passam a ser espécie ameaçada nos EUA

As tartarugas verdes do estado norte-americano da Florida e da costa mexicana do Pacífico, há muito consideradas uma espécie em perigo de extinção, vão ser colocadas na categoria de espécie ameaçada, anunciaram hoje as autoridades federais norte-americanas.

© Hugh Gentry / Reuters

"Medidas de proteção bem-sucedidas, bem como os esforços de gestão feitos na Florida e ao longo da costa mexicana do Pacífico são um modelo para a aplicação de estratégias de salvaguarda de outras populações de tartarugas verdes no mundo", disse em comunicado Eileen Sobeck, subdiretora da Agência Oceânica e Atmosférica Norte-Americana, encarregada das pescas.

Além disso, a NOAA e o Serviço de Pescas e da Vida Selvagem (US Fish and Wildlife Service -- USFWS) vão dividir as tartarugas verdes Chelonia Mydas em 11 populações distintas no mundo, o que permitirá melhor adaptar os esforços de conservação em função das respetivas necessidades de proteção.

Três dessas populações serão reclassificadas como estando em perigo e as restantes oito como ameaçadas, entre as quais as duas da Florida e do México.

As tartarugas verdes estavam classificadas em todo o planeta como espécie ameaçada, à exceção das populações reprodutoras - consideradas em perigo de desaparecer -, e isto, desde 1978, no âmbito da lei norte-americana sobre a proteção das espécies.

Todas essas medidas "vão ajudar-nos a proteger e a preservar mais eficazmente as tartarugas verdes e poderemos assim alcançar o nosso objetivo de salvaguarda da espécie", sublinhou Eileen Sobeck.

Os resultados obtidos na Florida e no México coroam anos de esforços coordenados, entre os quais a proteção dos seus locais de nidificação nas praias, a redução das capturas acidentais em redes de pesca e a proibição de as perseguir e destruir os ovos. Mas tais ameaças subsistem em todo o mundo, alertam a NOAA e o USFWS.

A rápida subida do nível dos mares, resultante do aquecimento global, ameaça também um habitat essencial para as tartarugas verdes que nidificam nas praias.

A decisão das autoridades federais será enviada às diversas partes intervenientes do setor público durante 90 dias antes de entrar em vigor.

As tartarugas verdes vivem nas áreas costeiras de mais de 140 países, segundo a NOAA: No oeste do Atlântico e no Golfo do México, encontram-se do estado do Texas, no sul do país, até ao Massachusetts, passando pelas Virgin Islands norte-americanas e por Porto Rico.

Lusa

  • Resgatadas tartarugas de espécie em vias de extinção
    0:43

    Mundo

    Duas tartarugas de uma espécie em risco de extinção foram resgatadas depois de terem dado à costa no norte dos Estados Unidos da América. Os animais foram levados para um centro de salvamento na Califórnia, onde os veterinários vão tentar que recuperem forças para voltarem ao oceano Pacífico.

  • Explosão no aeroporto de Damasco

    Mundo

    Uma explosão de grandes dimensões atingiu, esta manhã, o aeroporto de Damasco, na capital Síria. O ataque terá sido realizado pelas forças israelitas.

    Em atualização

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.