sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente morre no Texas devido a explosão de airbag

Uma adolescente morreu na semana passada no Texas, nos EUA, depois de o airbag do automóvel que conduzia ter explodido na sequência de um acidente ligeiro, informaram as autoridades esta quinta-feira.

© Toru Hanai / Reuters

Com Huma Hanif, de 17 anos, ascende a 11 o número de mortes em todo o mundo - dez nos Estados Unidos e uma na Malásia - supostamente relacionadas com defeitos nos airbags fabricados pelo japonês Takata.

O airbag do Honda Civic 2002 explodiu depois de a jovem ter colidido com outro veículo, a 31 de março, numa autoestrada nos arredores de Houston (Texas).

Foi uma peça de metal que saiu disparada do airbag que causou a morte da jovem, que deveria ter conseguido sair do automóvel "pelo seu próprio pé" em face da dimensão do acidente, informaram as autoridades do condado de Fort Bend.

A empresa japonesa Takata terá instalado airbags defeituosos em cerca de 24 milhões de veículos de 14 marcas diferentes, a maioria Honda e nos Estados Unidos.

Apesar de os fabricantes terem instado os proprietários das viaturas a mudarem esses airbags de forma gratuita, pouco mais de 25% o fez.

A Honda assegurou que desde 2011 comunicou, por várias ocasiões, com o proprietário do veículo sinistrado no Texas - um familiar de Hanif -, mas nunca substituiu o dispositivo defeituoso.

Após o acidente, a Administração Nacional para a Segurança nas Estradas e a Honda instaram novamente os condutores a levarem a cabo a revisão dos veículos afetados.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.