sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente morre no Texas devido a explosão de airbag

Uma adolescente morreu na semana passada no Texas, nos EUA, depois de o airbag do automóvel que conduzia ter explodido na sequência de um acidente ligeiro, informaram as autoridades esta quinta-feira.

© Toru Hanai / Reuters

Com Huma Hanif, de 17 anos, ascende a 11 o número de mortes em todo o mundo - dez nos Estados Unidos e uma na Malásia - supostamente relacionadas com defeitos nos airbags fabricados pelo japonês Takata.

O airbag do Honda Civic 2002 explodiu depois de a jovem ter colidido com outro veículo, a 31 de março, numa autoestrada nos arredores de Houston (Texas).

Foi uma peça de metal que saiu disparada do airbag que causou a morte da jovem, que deveria ter conseguido sair do automóvel "pelo seu próprio pé" em face da dimensão do acidente, informaram as autoridades do condado de Fort Bend.

A empresa japonesa Takata terá instalado airbags defeituosos em cerca de 24 milhões de veículos de 14 marcas diferentes, a maioria Honda e nos Estados Unidos.

Apesar de os fabricantes terem instado os proprietários das viaturas a mudarem esses airbags de forma gratuita, pouco mais de 25% o fez.

A Honda assegurou que desde 2011 comunicou, por várias ocasiões, com o proprietário do veículo sinistrado no Texas - um familiar de Hanif -, mas nunca substituiu o dispositivo defeituoso.

Após o acidente, a Administração Nacional para a Segurança nas Estradas e a Honda instaram novamente os condutores a levarem a cabo a revisão dos veículos afetados.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.

  • Astronauta francês fotografa Portugal para assinalar o 25 de Abril
    1:53