sicnot

Perfil

Mundo

Calor acima do habitual mata 111 pessoas no sudeste da Índia

Pelo menos 111 pessoas morreram devido à elevada temperatura nos últimos dias no sudeste da Índia, nos Estados de Telangana e Andhra Pradesh, onde em 2015 uma onda de calor provocou centenas de mortes, informaram hoje fontes oficiais.

(Arquivo)

(Arquivo)

A maioria das mortes -- 66 em Telangana e 45 em Andhra Pradesh -- ocorreu durante a última semana, segundo fontes dos governos regionais, citadas pela agência indiana IANS.

As temperaturas nestas regiões atingiram os 42 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano.

As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as três da tarde, disse o vice-primeiro-ministro de Andhra Pradesh, N. Chinna Rajappa, em declarações recolhidas pela IANS.

Os Estados de Telangana e Andhra Pradesh foram os mais afetados no ano passado por uma conda de calor no sul e leste da Índia, que causou mais de dois mil mortos.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.