Família de ativista angolano em greve de fome há 28 dias receia o pior
07.04.2016 20h03
A família do ativista angolano Nuno Dala, um dos condenados pelo tribunal de Luanda em março e em greve de fome há 28 dias, afirma que o seu estado de saúde é preocupante e já receia o pior.

(EPA/ Arquivo)
A informação foi transmitida hoje à agência Lusa por Raquel Chitekulo, mulher do ativista, também professor universitário, integrante do grupo de 17 angolanos que foram condenados a 28 de março pelos crimes de atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores a penas entre os dois e os oito anos e meio de prisão.
A mulher, que o visita na cadeia, classificou como bastante grave o estado de saúde de Nuno Dala, salientando que desde domingo que já nem o soro oral consegue ingerir.
Raquel Chitekulo referiu ainda que a família solicitou aos serviços prisionais para ele ser alimentado por via intravenosa, mas até à presente data o pedido não foi atendido.
"Encontrei-o mesmo mal, ele ainda está a falar, mas já não consegue manter-se muito tempo sentado, tem as mãos a tremer. Saí de lá muito triste e desmotivada", lamentou hoje a mulher do ativista, em declarações à Lusa.
Raquel Chitekulo garante que já apelou ao marido para parar com a greve de fome, mas ele está determinado a continuar até que seja resolvida a sua situação.
O protesto de Nuno Dala serve para reclamar assistência aos problemas de saúde que enfrenta e a devolução da sua documentação e cartões de crédito para movimentação das suas contas.
Desempregada há vários meses, Raquel Chitekulo disse que teve de regressar a casa dos pais, que a estão a ajudar a sustentar a filha do casal, de dez meses.
"Ele não está a fazer isso para o tirarem da cadeia, ele está a fazer isso por causa da sua família, porque ele era o responsável de casa e pela sua filha", frisou.
Na carta em que anuncia a sua greve de fome, Nuno Dala justifica a decisão com as "violações" dos seus direitos, como a impossibilidade de ter acesso às contas bancárias "para fazer face às necessidades materiais e financeiras" da família.
Diz igualmente, que ainda aguarda pelos resultados de vários exames médicos a que foi submetido no laboratório do hospital militar principal ou pela devolução de verbas e documentos apreendidos aquando da sua detenção, a 20 de junho de 2015.
"Outros exames nunca foram feitos. Por outro lado, continuo sem receber tratamento efetivo das patologias de que padeço", denunciou na altura o ativista, garantindo que apenas suspende o protesto quando as exigências "forem satisfeitas", incluindo a devolução de todos os valores eventualmente saqueados" das suas contas.
Lusa
Relacionados
- 2:00
Embaixador itinerante de Angola desvaloriza caso dos ativistas condenados
O embaixador itinerante de Angola diz que a sucessão do presidente José Eduardo dos Santos não vai provocar cisões no MPLA nem instabilidade no país. Luvualu de Carvalho também desvalorizou quaisquer consequências da condenação dos ativistas que se opõem ao Governo porque, diz, 99% dos angolanos não se interessa pela pena aplicada nem pelo processo.
- 0:51
PSD vota contra condenação a Angola pela prisão dos 17 ativistas
O PSD vai rejeitar os dois votos de condenação do PS e do Bloco de Esquerda a Angola, pelas sentenças de prisão dos 17 ativistas angolanos. Luís Montenegro fala em razões de coerência e separação de poderes.
-
PSD, CDS-PP e PCP chumbam votos de condenação a Angola
As bancadas de PSD, CDS-PP e PCP rejeitaram hoje votos de PS e BE de condenação da situação de 17 ativistas angolanos condenados a penas de prisão, após julgamento por coautoria de atos preparatórios para uma rebelião e associação criminosa.
-
EUA preocupados com sentenças aplicadas aos ativistas angolanos
Os Estados Unidos consideraram que as "duras" condenações aplicadas aos ativistas angolanos são uma ameaça à liberdade de expressão e apelam ao Governo de Luanda à defesa dos direitos constitucionais dos cidadãos.
-
Defesa já deu entrada com habeas corpus para libertar ativistas angolanos
A defesa dos ativistas angolanos condenados a penas de até oito anos de prisão apresentou um 'habeas corpus' pedindo que aguardem a decisão sobre os recursos, que ainda pode demorar dois anos, em liberdade.
- 2:39
Defesa dos ativistas angolanos apresentam pedido de libertação imediata
A defesa dos 17 ativistas angolanos condenados, esta semana, apresentou um pedido de libertação imediata, enquanto os arguidos aguardam o resultados dos recursos. Por cá, dois antigos presidentes do CDS/PP estão chocados por o parlamento não ter votado contra a condenação dos ativistas.
-
Rafael Marques denuncia situação dos 17 ativistas angolanos junto do governo dos EUA
O ativista angolano Rafael Marques denunciou hoje em Washington, junto do Departamento de Estado norte-americano, a situação em que se encontram os 17 ativistas recentemente condenados em Luanda.
Na Homepage
-
Chuva voltou em força ao sul do país mas amanhã melhora
A chuva voltou hoje, principalmente ao sul do país, com aguaceiros que podem ser fortes, e no início da manhã Faro teve uma situação de precipitação mais intensa, mas no domingo a frequência vai diminuir, segundo o IPMA.
21.04.2018 às 11h25
-
Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e lançamentos de mísseis
A Coreia do Norte anunciou esta sexta-feira que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares, adiantou a Associated Press (AP).
21.04.2018 às 0h07
-
DJ Avicii morre aos 28 anos
Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.
20.04.2018 às 18h42
-
- 2:07
Proprietários e inquilinos em desacordo sobre Lei de Bases da Habitação
20.04.2018 às 20h43
- 2:03
Porque erram os árbitros?
Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.
21.04.2018 às 0h44
- 0:52
"Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.
20.04.2018 às 20h48
-
Videovigilância capta tiroteio que fez três mortos num autocarro no Brasil
Um tiroteio entre um polícia à paisana e um assaltante num autocarro no Brasil fez três mortos e quatro feridos. O momento foi captado pela câmara de videovigilância do veículo, que ligava Jabaquara e Ferrazópolis, e divulgado pelos meios de comunicação brasileiros.
20.04.2018 às 21h43
- 2:58
-
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.
20.04.2018 às 20h31
- 14:27
-
Marcelo preocupado com distância entre sistema de saúde e a população
O Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a distância entre o que os sistemas de saúde proporcionam e o que a população espera deles. Marcelo diz mesmo que a ação política corre atrás do tempo e que a situação na saúde é dramática.
20.04.2018 às 21h44
- 1:33
Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.
20.04.2018 às 21h15
- 3:33
"Há uma aceitação do lince no território"
Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.
20.04.2018 às 20h57
- 1:28
-
Regressar a uma cidade deixada em ruínas
À medida que o Daesh foi perdendo terreno no Iraque e na Síria, o grupo terrorista foi procurando ganhar vantagem noutras partes do mundo. Uma das cidades tomadas foi o Marawi, nas Filipinas. Desde maio de 2017, as forças do Governo travaram uma dura batalha contra o grupo terrorista e, só por estes dias, é que os residentes começaram a voltar para as suas casas. Obrigados a fugir na altura, os locais deparam-se agora com uma cidade em ruínas.
-
Já pode escolher uma morte amiga do ambiente
Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.
20.04.2018 às 20h59
- 2:59
-
Curso de maquilhagem devolve autoestima a mulheres cegas
A LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com um salão de beleza de São Paulo, promoveu um curso gratuito de técnicas de maquilhagem para mulheres cegas. O objetivo passa por devolver a estas mulheres a autoestima.
20.04.2018 às 18h27
- 5:16
Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
Marc Spelman, de 46 anos, participou no programa de talentos "Britain's Got Talent" com um número de magia que deixou toda a plateia comovida. Conquistou o botão dourado e conseguiu passagem direta para a semifinal do programa.
20.04.2018 às 10h22
-
Atriz da série Smallville presa por suspeitas de tráfico sexual
As autoridades nova-iorquinas prenderam esta sexta-feira a atriz Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva 'Smallville', acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 23h34
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.