sicnot

Perfil

Mundo

Papa visita ilha grega de Lesbos a 16 de abril

O papa Francisco visita a ilha grega de Lesbos a 16 de abril, juntamente com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu, estando previstos encontros com refugiados, anunciou hoje o Vaticano.

Papa Francisco vai visitar ilha grega de Lesbos no dia 16 abril

Papa Francisco vai visitar ilha grega de Lesbos no dia 16 abril

© Tony Gentile / Reuters

A viagem do papa realiza-se na sequência do convite de Bartolomeu e do Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos.

Na ilha, Francisco, Bartolomeu e o arcebispo ortodoxo de Atenas, Jerónimo II, vão encontrar-se com refugiados, na maioria sírios, que chegaram a Lesbos depois de terem atravessado o mar Egeu para fugir da guerra.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que o encontro com os refugiados poderá decorrer no centro de acolhimento instalado no porto daquela ilha grega.

Com esta deslocação, o papa volta a centrar-se na questão dos migrantes e refugiados, que dominou a primeira viagem do seu pontificado à ilha italiana de Lampedusa (sul), porto de chegada da rota migratória entre a Líbia e Itália e palco de numerosos naufrágios, tal como Lesbos.

Também durante a última viagem ao México, Francisco celebrou uma missa em Ciudad Juarez, localidade fronteiriça com os Estados Unidos, onde prestou homenagem aos imigrantes que tentam chegar a território norte-americano.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.