sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte acusa Presidente sul-coreana de aumentar "os riscos de guerra"

A Coreia do Norte voltou hoje a insultar a Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, que qualificou de "mulher maléfica" com intenções belicistas. "Esta mulher maléfica sem comparação conduziu as relações Norte/Sul a um impasse total e aumentou os riscos de guerra", escreveu a Comissão para a Reunião Pacífica da Coreia (CRPC).

© POOL New / Reuters

Os novos insultos difundidos pela CRPC seguem-se a uma cimeira sobre a questão nuclear, presidida na semana passada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, e que contou com a participação de Park.

Segundo um porta-voz da CRPC, o comportamento da Presidente sul-coreana durante a cimeira, que condenou o desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano, pode ser comparado a "uma crise de epilepsia de uma maníaca desprezível à procura de confronto".

As tensões agravaram-se consideravelmente na península coreana depois do quarto teste nuclear norte-coreano de 06 de janeiro, seguido a 07 de fevereiro pelo lançamento de um foguete considerado um ensaio de míssil balístico disfarçado.

Os meios de comunicação oficiais norte-coreanos lançaram nos últimos tempos vários ataques verbais contra a presidente sul-coreana, frequentemente grosseiros e sexistas, contra a sua posição em matéria nuclear e a aliança com os Estados Unidos.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22