sicnot

Perfil

Mundo

Fidel Castro reaparece em público em homenagem a cunhada

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro reapareceu na quinta-feira em público em Havana, numa homenagem a Vilma Espín, a mulher do seu irmão Raúl que morreu em 2007 e que é considerada uma das heroínas da revolução cubana.

Fidel na televisão cubana, ontem.

Fidel na televisão cubana, ontem.

CUBAN STATE TELEVISION / HANDOUT

Fidel Castro, que em agosto vai cumprir 90 anos, visitou o complexo educacional "Vilma Espín", onde, juntamente com alunos e professores do primeiro ciclo, participou numa homenagem à fundadora da Federação de Mulheres Cubanas (FMC) no dia em que se assinalou o 86.º aniversário do seu nascimento.

Segundo a televisão cubana, Fidel Castro teve um encontro com alunos e professores durante o qual falou sobre temas relacionados com a educação, saúde e alimentação.

Desde que abandonou o poder, Fidel Castro tem aparecido em público raramente.

Oficialmente Presidente de Cuba entre 1976 e 2008, Fidel Castro, que completa 90 anos a 13 de agosto, cedeu o poder ao seu irmão Raul Castro em 2006, devido a problemas de saúde.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC