sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista espanhol condenado a 601 euros por publicar imagem de operação da polícia

Um jornalista da revista basca Argia foi multado em 601 euros por ter colocado no Twitter uma imagem de uma operação policial, ocorrida a 3 de março em Eibar, Gipuzkoa.

Arquivo Reuters

Segundo a revista, o jornalista Asier López recebeu notificação da sanção, imposta no âmbito da aplicação da Lei da Segurança Pública.

Na notificação, é explicado ao jornalista que publicou a imagem "sem autorização" e que na fotografia é "possível identificar os agentes", o que pode significar um risco para a sua identificação pública.

A revista informou que não vai pagar a sanção imposta.

A Associação Basca de Jornalistas e o Colégio Basco dos Jornalistas, com o apoio da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, condenaram a sanção, a primeira imposta a um jornalista no âmbito da nova legislação, conhecida como "lei da mordaça".

Para a Plataforma de Defesa da Liberdade de Informação, já condenou a aplicação da multa, considerando-a como um "ataque à liberdade de informação e ao direito de informação", sublinhando que as operações policiais não podem ficar de fora do escrutínio público.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..