sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista espanhol condenado a 601 euros por publicar imagem de operação da polícia

Um jornalista da revista basca Argia foi multado em 601 euros por ter colocado no Twitter uma imagem de uma operação policial, ocorrida a 3 de março em Eibar, Gipuzkoa.

Arquivo Reuters

Segundo a revista, o jornalista Asier López recebeu notificação da sanção, imposta no âmbito da aplicação da Lei da Segurança Pública.

Na notificação, é explicado ao jornalista que publicou a imagem "sem autorização" e que na fotografia é "possível identificar os agentes", o que pode significar um risco para a sua identificação pública.

A revista informou que não vai pagar a sanção imposta.

A Associação Basca de Jornalistas e o Colégio Basco dos Jornalistas, com o apoio da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, condenaram a sanção, a primeira imposta a um jornalista no âmbito da nova legislação, conhecida como "lei da mordaça".

Para a Plataforma de Defesa da Liberdade de Informação, já condenou a aplicação da multa, considerando-a como um "ataque à liberdade de informação e ao direito de informação", sublinhando que as operações policiais não podem ficar de fora do escrutínio público.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.