sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista espanhol condenado a 601 euros por publicar imagem de operação da polícia

Um jornalista da revista basca Argia foi multado em 601 euros por ter colocado no Twitter uma imagem de uma operação policial, ocorrida a 3 de março em Eibar, Gipuzkoa.

Arquivo Reuters

Segundo a revista, o jornalista Asier López recebeu notificação da sanção, imposta no âmbito da aplicação da Lei da Segurança Pública.

Na notificação, é explicado ao jornalista que publicou a imagem "sem autorização" e que na fotografia é "possível identificar os agentes", o que pode significar um risco para a sua identificação pública.

A revista informou que não vai pagar a sanção imposta.

A Associação Basca de Jornalistas e o Colégio Basco dos Jornalistas, com o apoio da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, condenaram a sanção, a primeira imposta a um jornalista no âmbito da nova legislação, conhecida como "lei da mordaça".

Para a Plataforma de Defesa da Liberdade de Informação, já condenou a aplicação da multa, considerando-a como um "ataque à liberdade de informação e ao direito de informação", sublinhando que as operações policiais não podem ficar de fora do escrutínio público.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.