sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista espanhol condenado a 601 euros por publicar imagem de operação da polícia

Um jornalista da revista basca Argia foi multado em 601 euros por ter colocado no Twitter uma imagem de uma operação policial, ocorrida a 3 de março em Eibar, Gipuzkoa.

Arquivo Reuters

Segundo a revista, o jornalista Asier López recebeu notificação da sanção, imposta no âmbito da aplicação da Lei da Segurança Pública.

Na notificação, é explicado ao jornalista que publicou a imagem "sem autorização" e que na fotografia é "possível identificar os agentes", o que pode significar um risco para a sua identificação pública.

A revista informou que não vai pagar a sanção imposta.

A Associação Basca de Jornalistas e o Colégio Basco dos Jornalistas, com o apoio da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, condenaram a sanção, a primeira imposta a um jornalista no âmbito da nova legislação, conhecida como "lei da mordaça".

Para a Plataforma de Defesa da Liberdade de Informação, já condenou a aplicação da multa, considerando-a como um "ataque à liberdade de informação e ao direito de informação", sublinhando que as operações policiais não podem ficar de fora do escrutínio público.

Lusa

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC