sicnot

Perfil

Mundo

Cinco detidos após tragédia em templo indiano

A polícia deteve hoje para interrogatório cinco trabalhadores de um templo no sul da Índia, onde uma explosão durante um espetáculo de fogo-de-artifício fez mais de uma centena de mortos no domingo.

Aijaz Rahi

A explosão ocorreu quando milhares de indianos celebravam o festival Vishu num templo hindu de Puttingal Deva.

"Cinco trabalhadores foram detidos para interrogatório", disse o chefe da polícia do distrito de Kollam, P. Prakash, à agência AFP por telefone.

"Não são detenções formais. Só depois de interrogados saberemos o seu eventual envolvimento e tomaremos medidas adicionais", realçou.

Segundo o mesmo responsável, a polícia vai investigar quem foi responsável por levar o espetáculo de fogo-de-artifício avante apesar de as autoridades locais terem negado autorização.

O Governo de Kerala ordenou a abertura de um inquérito à tragédia e a polícia avançou com um processo-crime contra as autoridades do templo.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, considerou que a tragédia é um "choque muito maior do que as palavras".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.