sicnot

Perfil

Mundo

Instagram suspende conta devido a bolo "sugestivo"

A censura de imagens na rede social Instagram aplica-se às fotografias com conteúdo "violento, nu, parcialmente nu, discriminatório, contra a lei, de ódio, pornográfico ou sexualmente sugestivo", de acordo com o termos de utilização. Nada faria crer a uma mãe britânica ver censurado o bolo feito pela filha.

"Erro. A sua conta foi bloqueada por violação dos nossos termos" de utilização.

"Erro. A sua conta foi bloqueada por violação dos nossos termos" de utilização.

Sue Moseley, uma orgulhosa mãe britânica, publicou uma foto de um bolo de Páscoa feito pela sua filha. Qual não foi o seu espanto quando, na vez seguinte a tentar aceder à sua conta, uma mensagem a avisou que estava bloqueada "por ter violado os termos" de utilização do Instagram.

O site Mashable falou com uma das filhas, Fiona Moseley, que contou que a mãe recorreu à empresa a explicar que se deviam ter enganado. Num primeiro momento, a resposta foi que são suspensas todas as contas em que sejam publicados "conteúdos sexualmente sugestivos ou que contenham nudez".

"Só posso pensar que eles têm algum tipo de software que reconheça qualquer coisa que remotamente se pareça com partes do corpo humano nuas", disse Fiona. Jenny, a filha que fez o bolo, publicou na sua própria conta de Instagram uma segunda foto do bolo com a legenda: "Caro Instagram, isto é um bolo, não uma mama".

A Mashable contactou a empresa que na altura referiu que estava a decorrer uma investigação. Dois dias depois da censura, o Instagram reativou a conta de Sue Mosely e enviou à Mashable uma nota em que assume ter cometido um erro e pede publicamente desculpa a Sue Mosely "pelo incómodo causado".

Dear @instagram this is a cake, not a boob #censorednipples #boobgate #givemymumbackherinstagramaccount @suemoseley

A photo posted by Jenny (@jennifermoseleychef) on

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".