sicnot

Perfil

Mundo

Norte-americana Boeing discute venda de aviões novos ao Irão

A construtora de aviões norte-americana Boeing discutiu a venda de aviões novos ao Irão, durante uma visita de uma delegação de dirigentes da empresa a Teerão, indicou esta segunda-feira à agência AFP uma fonte próxima do processo.

Arquivo

Arquivo

Koji Sasahara

"Os encontros que tivemos com as companhias aéreas (iranianas) são uma etapa num processo que conta com várias (etapas)", afirmou, por sua vez, o porta-voz da Boeing, John Dern.

O responsável acrescentou que a empresa "debateu as capacidades dos seus aviões comerciais e dos serviços pós-venda com as companhias aéreas iranianas reconhecidas pelo governo norte-americano".

Segundo John Dern, qualquer acordo estará "condicionado à aprovação" por parte do executivo de Barack Obama.

Em fevereiro, a Boeing obteve luz verde da parte das autoridades norte-americanas para encetar contactos com as empresas iranianas, mas requer de uma licença especial suplementar para lhes vender os seus aviões.

De acordo com a autoridade iraniana de aviação civil, o Irão necessita, nos próximos dez anos, de 400 a 500 aviões comerciais, para modernizar a sua frota, composta atualmente por 140 aparelhos, com uma média de 20 anos.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.