sicnot

Perfil

Mundo

Super-heróis humanos têm um poder escondido nos genes

Os super-heróis com poderes que resultam de mutações nos seus genes, como a equipa X-Men, só existem nos livros ou nos filmes. Mas um estudo revela que há de facto uma espécie de super-heróis humanos: um pequeno número de pessoas pelo mundo que, apesar de terem uma mutação genética que devia ser fatal, estão vivos e saudáveis.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

Resilience Project

Há 13 adultos no mundo que têm no seu ADN um defeito genético associado a uma de oito diferentes doenças congénitas, como por exemplo fibrose cística - doença que afeta os pulmões - ou atelosteogenesis - doença que afeta o desenvolvimento dos ossos e dos membros. As pessoas com uma destas oito doenças genéticas morrem à nascença ou pouco depois.

O extenso estudo à escala global teve como base inicial 589 306 pessoas, de quem foram recolhidos os dados genéticos obtidos em diversos estudos feitos na Europa, Ásia e América, provenientes de vários laboratórios desde a empresa de biotecnologia 23andMe ao Instituto de Genómica de Pequim. Destas pessoas foram obtidos os genomas completos de 3524.

Os dados genéticos foram estudados por Eric Schadt, da Escola de Medicina de Mount Sinai, Nova Iorque, e por Stephen Friend da Sage Bionetworks, uma organização sem fins lucrativos para a promoção da ciência com sede em Seattle.

Pretendem descobrir como é que estas 13 pessoas vivem com uma mutação genética que deveria dar origem a uma doença, mas que não a desenvolveram. E descobrir que poder extraordinário reside no seu organismo que os protege e que poderá ajudar outras pessoas doentes.

Juntamente com outro cientista de Mount Sinai, Jason Bobe, lançaram o projeto Resilience Project, com o qual pretendem oferecer testes genéticos a baixo custo para estudar mais de 100 mil pessoas saudáveis para uma série de doenças genéticas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.