sicnot

Perfil

Mundo

Super-heróis humanos têm um poder escondido nos genes

Os super-heróis com poderes que resultam de mutações nos seus genes, como a equipa X-Men, só existem nos livros ou nos filmes. Mas um estudo revela que há de facto uma espécie de super-heróis humanos: um pequeno número de pessoas pelo mundo que, apesar de terem uma mutação genética que devia ser fatal, estão vivos e saudáveis.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

Resilience Project

Há 13 adultos no mundo que têm no seu ADN um defeito genético associado a uma de oito diferentes doenças congénitas, como por exemplo fibrose cística - doença que afeta os pulmões - ou atelosteogenesis - doença que afeta o desenvolvimento dos ossos e dos membros. As pessoas com uma destas oito doenças genéticas morrem à nascença ou pouco depois.

O extenso estudo à escala global teve como base inicial 589 306 pessoas, de quem foram recolhidos os dados genéticos obtidos em diversos estudos feitos na Europa, Ásia e América, provenientes de vários laboratórios desde a empresa de biotecnologia 23andMe ao Instituto de Genómica de Pequim. Destas pessoas foram obtidos os genomas completos de 3524.

Os dados genéticos foram estudados por Eric Schadt, da Escola de Medicina de Mount Sinai, Nova Iorque, e por Stephen Friend da Sage Bionetworks, uma organização sem fins lucrativos para a promoção da ciência com sede em Seattle.

Pretendem descobrir como é que estas 13 pessoas vivem com uma mutação genética que deveria dar origem a uma doença, mas que não a desenvolveram. E descobrir que poder extraordinário reside no seu organismo que os protege e que poderá ajudar outras pessoas doentes.

Juntamente com outro cientista de Mount Sinai, Jason Bobe, lançaram o projeto Resilience Project, com o qual pretendem oferecer testes genéticos a baixo custo para estudar mais de 100 mil pessoas saudáveis para uma série de doenças genéticas.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC