sicnot

Perfil

Mundo

Super-heróis humanos têm um poder escondido nos genes

Os super-heróis com poderes que resultam de mutações nos seus genes, como a equipa X-Men, só existem nos livros ou nos filmes. Mas um estudo revela que há de facto uma espécie de super-heróis humanos: um pequeno número de pessoas pelo mundo que, apesar de terem uma mutação genética que devia ser fatal, estão vivos e saudáveis.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

No meio de milhões, há seres humanos com um segredo escondido nos genes.

Resilience Project

Há 13 adultos no mundo que têm no seu ADN um defeito genético associado a uma de oito diferentes doenças congénitas, como por exemplo fibrose cística - doença que afeta os pulmões - ou atelosteogenesis - doença que afeta o desenvolvimento dos ossos e dos membros. As pessoas com uma destas oito doenças genéticas morrem à nascença ou pouco depois.

O extenso estudo à escala global teve como base inicial 589 306 pessoas, de quem foram recolhidos os dados genéticos obtidos em diversos estudos feitos na Europa, Ásia e América, provenientes de vários laboratórios desde a empresa de biotecnologia 23andMe ao Instituto de Genómica de Pequim. Destas pessoas foram obtidos os genomas completos de 3524.

Os dados genéticos foram estudados por Eric Schadt, da Escola de Medicina de Mount Sinai, Nova Iorque, e por Stephen Friend da Sage Bionetworks, uma organização sem fins lucrativos para a promoção da ciência com sede em Seattle.

Pretendem descobrir como é que estas 13 pessoas vivem com uma mutação genética que deveria dar origem a uma doença, mas que não a desenvolveram. E descobrir que poder extraordinário reside no seu organismo que os protege e que poderá ajudar outras pessoas doentes.

Juntamente com outro cientista de Mount Sinai, Jason Bobe, lançaram o projeto Resilience Project, com o qual pretendem oferecer testes genéticos a baixo custo para estudar mais de 100 mil pessoas saudáveis para uma série de doenças genéticas.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.