Telescópio espacial Kepler está com problemas a 120 milhões de km da Terra

O telescópio espacial Kepler entrou em modo de emergência, o que significa que está com problemas, anunciou a NASA.

Desenho do telescópio espacial Kepler

NASA

Os responsáveis pela missão Kepler descobriram que o telescópio estava com problemas depois do contacto feito a 7 de abril. Em comunicado, explicam que no modo de emergência é utilizado muito combustível para a prioridade que é a recuperação.

Arranjar o telescópio não é tarefa fácil. A tal distância a comunicação é muito lenta. "Mesmo à velocidade da luz, demora 13 minutos para o sinal viajar até ao aparelho e voltar", explica a NASA.

Kepler, que atualmente está a mais de 120 milhões de quilómetros de distância de casa, tem como missão procurar planetas como a Terra que orbitem em redor de estrelas semelhantes ao nosso Sol. Foi lançado pela NASA em 2009 e já detetou 5000 exoplanetas.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• "Sobre este pântano, não é possível jogar futebol seriamente na próxima época"

Opinião

David Borges esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, da SIC Notícias, onde analisou as acusações do FC Porto ao Benfica, no caso dos e-mails. O comentador da SIC disse que falta saber se "tudo é verdade" e se os documentos são verdadeiros, o que compete ao Ministério Público apurar. David Borges defendeu ainda que era "bom" que a investigação decorresse de forma rápida e profunda; e não acredita que perante a polémica, se consiga jogar "futebol seriamente", na próxima época.

• O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos

Tragédia em Pedrógão Grande

Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

• Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI

O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

• "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.