Telescópio espacial Kepler está com problemas a 120 milhões de km da Terra

O telescópio espacial Kepler entrou em modo de emergência, o que significa que está com problemas, anunciou a NASA.

Desenho do telescópio espacial Kepler

NASA

Os responsáveis pela missão Kepler descobriram que o telescópio estava com problemas depois do contacto feito a 7 de abril. Em comunicado, explicam que no modo de emergência é utilizado muito combustível para a prioridade que é a recuperação.

Arranjar o telescópio não é tarefa fácil. A tal distância a comunicação é muito lenta. "Mesmo à velocidade da luz, demora 13 minutos para o sinal viajar até ao aparelho e voltar", explica a NASA.

Kepler, que atualmente está a mais de 120 milhões de quilómetros de distância de casa, tem como missão procurar planetas como a Terra que orbitem em redor de estrelas semelhantes ao nosso Sol. Foi lançado pela NASA em 2009 e já detetou 5000 exoplanetas.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.