sicnot

Perfil

Mundo

Tigres aumentam pela primeira vez em 100 anos

O número de tigres selvagens aumentou pela primeira vez em mais de um século. O último censo revelou que existem 3890, em 2010 existiam 3200, enquanto em 1900 eram 100 mil.

© SIPHIWE SIBEKO1 / Reuters

Os números do WWF foram revelados a dias da conferência em Deli dos ministros dos 13 países onde vivem os tigres. Só a Índia tem metade do número dos tigres a nível mundial, com uma estimativa de 2226, de acordo com a contagem feita em 2014.

Na Indonésia este número tem diminuído rapidamente, à medida que as florestas são destruídas para a extração de óleo de palma e papel.

O Cambodja está a considerar a hipótese de reintroduzir os tigres, depois de os ter declarado extintos.

Além da destruição do habitat dos tigres como responsável para o declínio desta espécie, há ainda os caçadores e os nativos que os matam por medo.

Número de tigres em cada um dos 13 países:

Bangladesh, 106;
Butão, 103;
Cambodja, 0;
China, mais de 7;
Índia, 2226;
Indonésia, 371;
Laos, 2;
Malásia, 250;
Myanmar - os peritos dizem que o Governo de Myanmar contou 85 tigres em 2010, mas estes números não foram considerados por serem antigos.
Nepal, 198;
Rússia, 433;
Tailândia, 189;
Vietname, menos de 5.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Portugal voltou, na semana passada, a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e onde o levantamento de prejuízos materiais ainda não está concluído.

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.