sicnot

Perfil

Mundo

Três passageiros chineses proibidos de viajar de avião por mau comportamento

A China proibiu três cidadãos do país de viajar nas principais companhias aéreas por "comportamento incivilizado", noticiou hoje a imprensa estatal, numa altura em que Pequim tenta incutir maneiras nos turistas chineses, os mais numerosos do mundo.

Arquivo reuters

Os três foram penalizados por atacar um agente de segurança no ponto de controlo com uma lata de leite, agredir funcionários da companhia aérea e recusar-se a desligar o computador portátil durante a aterragem, avança o jornal oficial China Daily.

São os primeiros nomes a fazer parte do sistema criado em fevereiro passado pela China Air Transport Association, e passam a estar impossibilitados de reservar voos com as cinco maiores companhias aéreas do país nos próximos dois anos.

As autoridades chinesas classificaram, no ano passado, 11 tipos de atitudes em terminais e aviões como "estritamente proibidas", incluindo danificar as instalações de segurança do aeroporto ou agredir membros da tripulação, destaca o China Daily.

Nos últimos anos, vários casos de comportamento impróprio foram noticiados.

Em janeiro passado, 25 passageiros foram detidos pela polícia para interrogatório depois de se terem envolvido em escaramuças com membros da tripulação na sequência de um atraso devido ao mau tempo e de terem aberto as saídas de emergência.

Em 2013, um funcionário do Governo desatou a esmagar computadores no balcão de embarque e tentou partir uma janela com uma tabuleta, depois de ter perdido dois voos.

Em 2014, uma disputa motivada pela disposição dos assentos levou uma passageira a despejar uma taça de macarrão com água a ferver numa hospedeira de bordo e a desatar ao murro nas janelas da cabine, ameaçando que iria saltar fora.

Numa iniciativa semelhante, a administração do turismo chinês publicou, em 2013, o "Guia do turista bem comportado", com recomendações como evitar meter os dedos no nariz em público ou limpar os dentes com os dedos.

Segunda maior economia mundial, a seguir aos Estados Unidos da América, a China é o maior emissor mundial de turistas.

Pelas contas do Governo chinês, 120 milhões de chineses viajaram para fora da China Continental em 2015, um aumento de 19,5% face ao ano anterior

Lusa

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.