sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram utiliza cada vez mais crianças para atentados suicidas

O número de crianças utilizadas para ataques suicidas na região do Lago Chade, onde atua o grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram, aumentou 10 vezes em 2015, segundo as estimativas da Unicef.

© Afolabi Sotunde / Reuters

Das quatro crianças utilizadas em ataque em 2014, passaram a 44 no ano seguinte, e mais de 75% são raparigas, revelam os dados compilados pela Unicef na Nigéria, nos Camarões, no Chade e no Níger, apresentados no relatório "Beyond Chibok - Para lá de Chibok".

"Sejamos claros: estas crianças são vítimas, não são autores de crimes," sublinha Manuel Fontain, diretor regional da Unicef para a África Central e Ocidental. "Ludibriar crianças e forçá-las a praticar atos mortais tem sido um dos aspetos mais aterradores da violência na Nigéria e nos países vizinhos", lamenta.

Desde janeiro de 2014, foram registados no norte dos Camarões numerosos atentados suicidas, 21 cometidos por crianças. Na Nigéria as crianças foram usadas em 17 ataques e no Chade em 2.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.