sicnot

Perfil

Mundo

MNE português elogia "grande qualidade" da intervenção de Guterres

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje à agência Lusa não estar surpreendido com a "grande qualidade" da intervenção de António Guterres na ONU, recordando o "enorme acolhimento" que a candidatura tem suscitado.

MANUEL DE ALMEIDA

"Não me surpreendeu em absolutamente nada a grande qualidade da sua intervenção inicial, o à-vontade, a sua fluência em várias línguas e o domínio dos dossiês que demonstra", afirmou o chefe da diplomacia portuguesa, contactado pela Lusa por telefone.

António Guterres está hoje a realizar a sua audição pública na sede da ONU em Nova Iorque, no âmbito da sua candidatura a secretário-geral da organização, que começou com uma intervenção de cerca de 10 minutos.

"Gostaria de chamar a atenção para a clareza da visão que António Guterres apresenta para o cargo de secretário-geral da ONU", disse o ministro, elogiando a forma como o antigo primeiro-ministro português liga as questões da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos.

Em declarações à Lusa, Augusto Santos Silva considerou também como "cristalina a defesa" que António Guterres fez da necessidade de uma "diplomacia pela paz e uma cultura de prevenção de conflitos".

O chefe da diplomacia portuguesa recordou que a candidatura do antigo Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados tem um "grande apoio nacional" e que, "mesmo da parte daqueles que defendem outras opções", a candidatura tem "suscitado enorme acolhimento".

António Guterres é o terceiro candidato à substituição do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, cujo mandato termina no final de 2016, a ser entrevistado na sede da organização em Nova Iorque.

A audição que teve início cerca das 15:00 locais (20:00 em Lisboa), deverá terminar cerca das 17:00 locais (22:00 em Lisboa).

Lusa

  • Augusto Santos Silva diz que Portugal não tem de pagar candidatura de Guterres
    0:35

    País

    O Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal não compra o lugar de Secretário-Geral da ONU para António Guterres.Augusto Santos Silva respondia no Parlamento a uma crítica de um deputado do PSD sobre a redução da verba no Orçamento para as Nações Unidas. Para o ministro, é preciso não confundir apoio político com mais dinheiro.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC