sicnot

Perfil

Mundo

Obama defende igualdade salarial entre homens e mulheres

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama defendeu hoje a igualdade salarial entre homens e mulheres, que reconheceu estar longe de adquirida, definindo-a como um "princípio fundamental da nossa economia".

© Kevin Lamarque / Reuters

"A trabalho igual salário igual. É uma ideia simples (...) mas é uma ideia que ainda não conseguimos aplicar", declarou Obama no decurso do Dia da igualdade salarial.

"Hoje, em média, uma mulher que trabalha a tempo inteiro ganha 79 cêntimos enquanto o homem ganha um dólar. E a diferença ainda é mais acentuada para uma mulher negra", acrescentou durante uma cerimónia onde a Sewall-Belmont House, uma casa em Washington que acolheu o Partido Nacional da Mulher (NWP), foi designada monumento nacional.

Este partido foi fundado pela militante Alice Paul, uma sufragista que ao longo do século XX se bateu "pela igualdade política, social e económica das mulheres nos Estados Unidos e também através do mundo", segundo o decreto assinado pelo Presidente norte-americano e destinado a proteger esta casa.

"Quero que os rapazes e raparigas venham aqui nos próximos 10, 20, 100 anos, para se recordarem que as mulheres se bateram pela igualdade", assinalou.

A candidata democrata Hillary Clinton, que em janeiro poderá tornar-se na primeira mulher a assumir a presidência dos Estados Unidos, elegeu a igualdade salarial como um dos seus temas de campanha.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00