sicnot

Perfil

Mundo

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

António Guterres, candidato a secretário-geral da ONU, apresentou hoje o programa com o qual se candidata. Pela primeira vez este ato é público e implica competição quase direta com os outros candidatos. Até agora, há oito nomes na corrida à ONU, entre eles o de Guterres mas até ao fim, ainda podem aparecer mais.

  • Candidatura de Guterres em análise
    19:30

    Opinião

    Augusto Santos Silva esteve no jornal das 22h00 para comentar assuntos da atualidade política. A candidatura de António Guterres à ONU foi tema em cima da mesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o ex-primeiro-ministro "cumpre todos os requisitos".

  • Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar no Parlamento Europeu
    1:39

    País

    O Presidente da República está em França para uma visita oficial de dois dias. Marcelo Rebelo de Sousa presidiu a uma receção aos eurodeputados portugueses e prepara-se para discursar no Parlamento Europeu. Numa entrevista à SIC, o Presidente da República prometeu reafirmar o empenhamento de Portugal na construção europeia.

  • Aeroporto de Amesterdão evacuado por ameaça de bomba
    1:26

    Mundo

    O aeroporto de Amesterdão foi evacuado ao início da noite devido a uma ameaça de bomba. Uma mala suspeita obrigou à evacuação de centenas de pessoas por parte das autoridades que detiveram três indivíduos. A identidade dos homens ainda não foi revelada.

  • António Guterres elogiado pelo discurso claro e seguro
    2:20

    Mundo

    António Guterres foi ouvido na sede da ONU para apresentar o programa com que se candidata a secretário-geral da organização e acabou por ser elogiado pelo discurso claro e seguro. Foi uma espécie de entrevista em que disse que a experiência como Alto Comissário para os Refugiados o preparou para assumir a responsabilidade máxima na ONU e também falou na capacidade de diálogo que teve enquanto chefiou o governo português.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".