sicnot

Perfil

Mundo

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

António Guterres, candidato a secretário-geral da ONU, apresentou hoje o programa com o qual se candidata. Pela primeira vez este ato é público e implica competição quase direta com os outros candidatos. Até agora, há oito nomes na corrida à ONU, entre eles o de Guterres mas até ao fim, ainda podem aparecer mais.

  • Candidatura de Guterres em análise
    19:30

    Opinião

    Augusto Santos Silva esteve no jornal das 22h00 para comentar assuntos da atualidade política. A candidatura de António Guterres à ONU foi tema em cima da mesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o ex-primeiro-ministro "cumpre todos os requisitos".

  • Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar no Parlamento Europeu
    1:39

    País

    O Presidente da República está em França para uma visita oficial de dois dias. Marcelo Rebelo de Sousa presidiu a uma receção aos eurodeputados portugueses e prepara-se para discursar no Parlamento Europeu. Numa entrevista à SIC, o Presidente da República prometeu reafirmar o empenhamento de Portugal na construção europeia.

  • Aeroporto de Amesterdão evacuado por ameaça de bomba
    1:26

    Mundo

    O aeroporto de Amesterdão foi evacuado ao início da noite devido a uma ameaça de bomba. Uma mala suspeita obrigou à evacuação de centenas de pessoas por parte das autoridades que detiveram três indivíduos. A identidade dos homens ainda não foi revelada.

  • António Guterres elogiado pelo discurso claro e seguro
    2:20

    Mundo

    António Guterres foi ouvido na sede da ONU para apresentar o programa com que se candidata a secretário-geral da organização e acabou por ser elogiado pelo discurso claro e seguro. Foi uma espécie de entrevista em que disse que a experiência como Alto Comissário para os Refugiados o preparou para assumir a responsabilidade máxima na ONU e também falou na capacidade de diálogo que teve enquanto chefiou o governo português.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC