sicnot

Perfil

Mundo

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

Apresentação das candidaturas a secretário-geral da ONU abertas pela primeira vez ao público

António Guterres, candidato a secretário-geral da ONU, apresentou hoje o programa com o qual se candidata. Pela primeira vez este ato é público e implica competição quase direta com os outros candidatos. Até agora, há oito nomes na corrida à ONU, entre eles o de Guterres mas até ao fim, ainda podem aparecer mais.

  • Candidatura de Guterres em análise
    19:30

    Opinião

    Augusto Santos Silva esteve no jornal das 22h00 para comentar assuntos da atualidade política. A candidatura de António Guterres à ONU foi tema em cima da mesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o ex-primeiro-ministro "cumpre todos os requisitos".

  • Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar no Parlamento Europeu
    1:39

    País

    O Presidente da República está em França para uma visita oficial de dois dias. Marcelo Rebelo de Sousa presidiu a uma receção aos eurodeputados portugueses e prepara-se para discursar no Parlamento Europeu. Numa entrevista à SIC, o Presidente da República prometeu reafirmar o empenhamento de Portugal na construção europeia.

  • Aeroporto de Amesterdão evacuado por ameaça de bomba
    1:26

    Mundo

    O aeroporto de Amesterdão foi evacuado ao início da noite devido a uma ameaça de bomba. Uma mala suspeita obrigou à evacuação de centenas de pessoas por parte das autoridades que detiveram três indivíduos. A identidade dos homens ainda não foi revelada.

  • António Guterres elogiado pelo discurso claro e seguro
    2:20

    Mundo

    António Guterres foi ouvido na sede da ONU para apresentar o programa com que se candidata a secretário-geral da organização e acabou por ser elogiado pelo discurso claro e seguro. Foi uma espécie de entrevista em que disse que a experiência como Alto Comissário para os Refugiados o preparou para assumir a responsabilidade máxima na ONU e também falou na capacidade de diálogo que teve enquanto chefiou o governo português.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.