sicnot

Perfil

Mundo

Detido em Málaga suspeito de fornecer armas para ataques de Paris

A polícia espanhola deteve em Rincón de la Victoria (Málaga, sul de Espanha) um homem de nacionalidade francesa que forneceu armas a Amedy Coulibaly, um terrorista que matou cinco pessoas nos atentados de janeiro de 2015 em Paris.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

© Charles Platiau / Reuters

O francês detido na terça-feira - numa operação conjunta da polícia espanhola com a Polícia Judiciária francesa conhecida hoje - chama-se Antoine Denive, um traficante de armas de 27 anos procurado pelas autoridades policiais europeias após a justiça francesa ter pedido a emissão de um mandato de captura e detenção.

A casa em que vivia perto de Málaga foi alvo de buscas por parte das autoridades.

Devine foi identificado como o responsável da rede de tráfico de armas que forneceu equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 08 e 09 de janeiro de 2015 (contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico).

Denive terá fugido de França nas semanas a seguir aos atentados de escapar à detenção e instalou-se na província de Málaga (Andaluzia), a partir de onde continuava a desenvolver as suas atividades ilícitas com uma identidade falsa.

O francês agora detido tinha contactos com criminosos sérvios que lhe terão fornecido as armas e as munições.

Na sua casa em Rincón de la Victoria foram detidas outras duas pessoas, de nacionalidade sérvia e montenegrina. Antoine Denive será posto à disposição de um juíz da Audiência Nacional, a instância especial espanhola com jurisdição sobre os crimes mais graves e complexos, como o terrorismo e o crime económico.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.