sicnot

Perfil

Mundo

Detido em Málaga suspeito de fornecer armas para ataques de Paris

A polícia espanhola deteve em Rincón de la Victoria (Málaga, sul de Espanha) um homem de nacionalidade francesa que forneceu armas a Amedy Coulibaly, um terrorista que matou cinco pessoas nos atentados de janeiro de 2015 em Paris.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

© Charles Platiau / Reuters

O francês detido na terça-feira - numa operação conjunta da polícia espanhola com a Polícia Judiciária francesa conhecida hoje - chama-se Antoine Denive, um traficante de armas de 27 anos procurado pelas autoridades policiais europeias após a justiça francesa ter pedido a emissão de um mandato de captura e detenção.

A casa em que vivia perto de Málaga foi alvo de buscas por parte das autoridades.

Devine foi identificado como o responsável da rede de tráfico de armas que forneceu equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 08 e 09 de janeiro de 2015 (contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico).

Denive terá fugido de França nas semanas a seguir aos atentados de escapar à detenção e instalou-se na província de Málaga (Andaluzia), a partir de onde continuava a desenvolver as suas atividades ilícitas com uma identidade falsa.

O francês agora detido tinha contactos com criminosos sérvios que lhe terão fornecido as armas e as munições.

Na sua casa em Rincón de la Victoria foram detidas outras duas pessoas, de nacionalidade sérvia e montenegrina. Antoine Denive será posto à disposição de um juíz da Audiência Nacional, a instância especial espanhola com jurisdição sobre os crimes mais graves e complexos, como o terrorismo e o crime económico.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.