sicnot

Perfil

Mundo

Detido em Málaga suspeito de fornecer armas para ataques de Paris

A polícia espanhola deteve em Rincón de la Victoria (Málaga, sul de Espanha) um homem de nacionalidade francesa que forneceu armas a Amedy Coulibaly, um terrorista que matou cinco pessoas nos atentados de janeiro de 2015 em Paris.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

O homem detido em Málaga terá fornecido equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

© Charles Platiau / Reuters

O francês detido na terça-feira - numa operação conjunta da polícia espanhola com a Polícia Judiciária francesa conhecida hoje - chama-se Antoine Denive, um traficante de armas de 27 anos procurado pelas autoridades policiais europeias após a justiça francesa ter pedido a emissão de um mandato de captura e detenção.

A casa em que vivia perto de Málaga foi alvo de buscas por parte das autoridades.

Devine foi identificado como o responsável da rede de tráfico de armas que forneceu equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 08 e 09 de janeiro de 2015 (contra a revista satírica Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico).

Denive terá fugido de França nas semanas a seguir aos atentados de escapar à detenção e instalou-se na província de Málaga (Andaluzia), a partir de onde continuava a desenvolver as suas atividades ilícitas com uma identidade falsa.

O francês agora detido tinha contactos com criminosos sérvios que lhe terão fornecido as armas e as munições.

Na sua casa em Rincón de la Victoria foram detidas outras duas pessoas, de nacionalidade sérvia e montenegrina. Antoine Denive será posto à disposição de um juíz da Audiência Nacional, a instância especial espanhola com jurisdição sobre os crimes mais graves e complexos, como o terrorismo e o crime económico.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".