sicnot

Perfil

Mundo

Dia de eleições legislativas na Síria com boicote da oposição

As assembleias de voto abriram hoje na Síria para as eleições legislativas convocadas pelo regime sírio mas boicotadas pela oposição, além de impraticáveis em vastas regiões de um país em guerra há mais de cinco anos.

reuters

Nas regiões sob controlo governamental, que representam um terço do território onde vive cerca de 60% da população, as urnas abriram às 07:00 (05:00 em Lisboa), por 12 horas, salvo se a comissão eleitoral decidir "em razão da afluência" prolongar esse período.

Inicialmente, 11.341 candidatos com mais de 25 anos tinham decidido apresentar-se ao escrutínio -- o segundo desde o início da guerra em 2011 -- para disputar os 250 assentos. Contudo, na derradeira etapa, ficaram pouco mais de 3.500.

Os restantes retiraram-se por entenderem não ter qualquer hipótese de vencer, explicou o presidente do comité jurídico supremo das eleições, o juiz Hicham al-Chaar.

As eleições coincidem com a abertura de uma nova ronda de negociações indiretas entre o regime e a oposição, sob a égide da ONU em Genebra.

Estas eleições são, contudo, qualificadas de "ilegítimas" pela oposição -- tanto interna como externamente -- e pelos países ocidentais.

A Rússia, porém, grande aliado do regime, entende que estão "em conformidade com a atual Constituição síria".

O resultado das eleições deverá ser semelhante ao das anteriores, em maio de 2012, segundo analistas.

As últimas eleições parlamentares da Síria decorreram em maio de 2012 e pela primeira vez diversos partidos, para além do Baas, foram autorizados a participar.

No entanto, a maioria dos 250 deputados eleitos para um mandato de quatro anos pertencem ao partido do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.