sicnot

Perfil

Mundo

Mais um adolescente negro morto nos EUA após perseguição policial

Um adolescente negro de 16 anos morreu durante uma perseguição pela polícia de Chicago (EUA), depois de agentes terem parado a viatura em que viajava devido à suspeita do seu envolvimento num tiroteio.

© Jim Young / Reuters

A polícia confirmou que uma pessoa morreu na segunda-feira, mas não revelou a identidade da vítima, que foi identificada pelo jornal Chicago Tribune como um afroamericano de 16 anos.

Os agentes intercetaram a viatura em que o jovem seguia na tarde de segunda-feira, ao reconhecer que este teria estado envolvido num tiroteio no passado, mas durante a identificação o jovem escapou e foi iniciada uma perseguição, a pé, que terminou num confronto entre o suspeito e a polícia.

Um agente disparou contra o adolescente, que foi transportado para o hospital, onde morreu.

O agente também não foi identificado, mas a polícia informou que foi afastado das suas funções enquanto o caso é investigado.

A comunidade afroamericana e os corpos de polícia dos Estados Unidos têm vivido em tensão nos últimos anos, após os protestos massivos em todo o país pelas mortes dos negros Michael Brown, em Ferguson (Missouri), Eric Garner, em Nova Iorque, e Freddie Gray, em Baltimore (Maryland).

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC