sicnot

Perfil

Mundo

Martin Schulz revela a Marcelo Rebelo de Sousa que tem "coração lusitano"

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou esta quarta-feria, em Estrasburgo, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, que teve oportunidade de confidenciar a Marcelo Rebelo de Sousa que o seu coração "é lusitano".

LAURENT DUBRULE

"Portugal é uma grande nação e os portugueses são um grande povo. Eu não quero repetir o que já disse bilateralmente (ao Presidente da República), mas posso confessar aqui que o meu coração é lusitano, e depois do discurso do chefe de Estado ainda mais", declarou o presidente da assembleia europeia.

Elogiando o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa no hemiciclo, Schulz comentou que "a palavra que fica mais presente é solidariedade", e agradeceu ao Presidente da República ter "reforçado a importância que é importante solidariamente, em conjunto, se unam os povos para sair destes tempos difíceis".

A concluir, o político alemão deixou, em português, algumas palavras aos portugueses, para reafirmar que a União Europeia está a seu lado: "a vossa luta é a nossa luta; estamos ao vosso lado", disse.

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02