sicnot

Perfil

Mundo

Martin Schulz revela a Marcelo Rebelo de Sousa que tem "coração lusitano"

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou esta quarta-feria, em Estrasburgo, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, que teve oportunidade de confidenciar a Marcelo Rebelo de Sousa que o seu coração "é lusitano".

LAURENT DUBRULE

"Portugal é uma grande nação e os portugueses são um grande povo. Eu não quero repetir o que já disse bilateralmente (ao Presidente da República), mas posso confessar aqui que o meu coração é lusitano, e depois do discurso do chefe de Estado ainda mais", declarou o presidente da assembleia europeia.

Elogiando o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa no hemiciclo, Schulz comentou que "a palavra que fica mais presente é solidariedade", e agradeceu ao Presidente da República ter "reforçado a importância que é importante solidariamente, em conjunto, se unam os povos para sair destes tempos difíceis".

A concluir, o político alemão deixou, em português, algumas palavras aos portugueses, para reafirmar que a União Europeia está a seu lado: "a vossa luta é a nossa luta; estamos ao vosso lado", disse.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.