sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco recebe União das Misericórdias Portuguesas no Vaticano

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) será recebida hoje em audiência pelo Papa Francisco no Vaticano, para apresentar o trabalho de apoio desenvolvido aos emigrantes e refugiados, informou a UMP.

Cliff Owen

"Perante a dramática situação que os refugiados estão a viver, as Misericórdias têm vindo a desenvolver um trabalho dedicado, para contribuir para a sua integração social nas comunidades onde atuamos", justificou Manuel Lemos, Presidente do Secretariado Nacional de uma delegação da UMP.

A delegação da UMP apresentará o seu trabalho dedicado aos refugiados até agora desenvolvido, lê-se no comunicado.

A UMP, que já acolheu cerca de 40 refugiados e admite receber mais semanalmente, integra a Agenda Europeia para as Migrações, liderada em Portugal pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), e em coordenação com Misericórdias de todo o país.

Em setembro, no âmbito do Jubileu Extraordinário da Misericórdias, a UMP estará novamente com o Papa Francisco em audiência, contando também, com Misericórdias de outros países.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC