sicnot

Perfil

Mundo

Televisão russa acusa crítico do Kremlin de ser espião, com provas "falsificadas"

A televisão estatal russa acusa um dos líderes mais destacados da oposição russa de ser espião ao serviço dos serviços secretos britânicos e norte-americanos. Mas as acusações baseiam-se em documentos, em inglês, com vários erros gramaticais, pelo que estão a ser classificados como falsificações.

Reuters

O canal de televisão russo Rossiya 1 emitiu no domingo passado uma reportagem segundo a qual o ativista anti-corrupção Alexei Navalny estaria a trabalhar há vários anos como agente do MI6. A televisão sustentou que Navalny terá sido recrutado entre 2006 e 2008, e pago de forma milionária pelos seus serviços através de uma organização de direitos humanos.

Navalny declina as acusações, chamando-as de "fantasias" e garante que vai processar a estação de televisão.

Os documentos que sustentam as acusações estão a gerar polémica. Supostamente, tratar-se-ão de documentos internos do MI6 e da CIA, mas contêm erros gramaticais de inglês tipicamente cometidos por pessoas de nacionalidade russa - razão pela qual são considerados falsificações.

Navalny é um ativista anticorrupção que emergiu como líder da oposição nos maiores protestos contra Putin desde que o presidente assumiu o poder em 2000. Foi condenado por duas vezes pela participação reiterada em manifestações não autorizadas.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.