sicnot

Perfil

Mundo

"Boa gordura" pode afinal não ser assim tão boa para o coração

As dietas ricas em óleos vegetais e gordura insaturada podem não ser assim tão boas para o coração, revela uma nova investigação.

O salmão é rico em ómega 6

O salmão é rico em ómega 6

© Molly Riley / Reuters

Quase todas as dietas recomendam reduzir a gordura saturada, como a manteiga e o queijo, e substituí-la por insaturadas, como os óleos vegetais e peixes gordos. Nas diretivas de 2015, o limite de gorduras saturadas é de 10% das calorias diárias ingeridas.

Não há no entanto muitos estudos que comparem os dois tipos de gordura e o impacto na saúde das pessoas que as consumam.

A mais recente investigação reviu os dados obtidos numa experiência que decorreu entre 1968 e 1973 que envolveu mais de 9 mil adultos que viviam em lares ou hospitais psiquiátricos no Minnesota, EUA.

Cerca de metade dos participantes tinha uma dieta que continha 18,5% de gorduras saturadas e 5% de insaturadas, a outra metade ingeria 9% de gordura saturada e 13% de insaturada. Os que seguiam esta última dieta revelaram ter um nível mais elevado de ácido linoleico, ácido gordo ómega 6 polinsaturado, o mesmo que se encontra na margarina e em óleos de milho e soja.

Os investigadores descobriram, sem grande surpresa, que este grupo tinha valores menores de colesterol, cerca de 13% inferior ao grupo das gorduras saturadas. O que foi surpreendente foi a conclusão de que o baixo nível de colesterol estava associado a um aumento do risco de morte devido a problemas cardíacos. Para esta análise só foram consideradas 2403 pessoas que seguiam uma das duas dietas há pelo menos um ano.

É considerado alto um valor de colesterol acima de 200 mg/dL, o que aumenta o risco de enfarte. No entanto, um valor abaixo dos 30 mg/dL tem o mesmo efeito, com um aumento de 22% do risco de morte. Nos três anos após a experiência morreram 517 dos 2403 participantes.

Gorduras mais saudáveis

Gorduras monoinsaturadas:
Azeite
Óleo de amendoim
Amêndoas e azeitonas
Abacate

Gorduras polinsaturadas:
Peixes gordos como o salmão, sardinhas e cavala
Óleos vegetais como o óleo de girassol

Gorduras menos saudáveis

Gorduras saturadas:
Manteiga, natas
Carnes vermelhas, carnes gordas e enchidos
Queijos
Leite gordo, iogurtes gordo

Gorduras trans:
Alimentos que contêm gorduras parcialmente hidrogenadas.
Alimentos que derivam de ruminantes; tais como a vaca, por isso, carne de vaca/vermelha e laticínios (manteiga e natas)
Gorduras submetidas a temperaturas muito elevadas

Site da Direção-geral da Saúde sobre alimentação saudável.

  • A Catalunha "está farta da prepotência e dos abusos do governo"
    0:30
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • A corrida ao iPhone 8 no Japão, China e Austrália
    2:04
  • Óculos inteligentes permitem controlar telemóvel com o nariz
    1:05
  • Família Portugal Ramos
    15:01