sicnot

Perfil

Mundo

"Boa gordura" pode afinal não ser assim tão boa para o coração

As dietas ricas em óleos vegetais e gordura insaturada podem não ser assim tão boas para o coração, revela uma nova investigação.

O salmão é rico em ómega 6

O salmão é rico em ómega 6

© Molly Riley / Reuters

Quase todas as dietas recomendam reduzir a gordura saturada, como a manteiga e o queijo, e substituí-la por insaturadas, como os óleos vegetais e peixes gordos. Nas diretivas de 2015, o limite de gorduras saturadas é de 10% das calorias diárias ingeridas.

Não há no entanto muitos estudos que comparem os dois tipos de gordura e o impacto na saúde das pessoas que as consumam.

A mais recente investigação reviu os dados obtidos numa experiência que decorreu entre 1968 e 1973 que envolveu mais de 9 mil adultos que viviam em lares ou hospitais psiquiátricos no Minnesota, EUA.

Cerca de metade dos participantes tinha uma dieta que continha 18,5% de gorduras saturadas e 5% de insaturadas, a outra metade ingeria 9% de gordura saturada e 13% de insaturada. Os que seguiam esta última dieta revelaram ter um nível mais elevado de ácido linoleico, ácido gordo ómega 6 polinsaturado, o mesmo que se encontra na margarina e em óleos de milho e soja.

Os investigadores descobriram, sem grande surpresa, que este grupo tinha valores menores de colesterol, cerca de 13% inferior ao grupo das gorduras saturadas. O que foi surpreendente foi a conclusão de que o baixo nível de colesterol estava associado a um aumento do risco de morte devido a problemas cardíacos. Para esta análise só foram consideradas 2403 pessoas que seguiam uma das duas dietas há pelo menos um ano.

É considerado alto um valor de colesterol acima de 200 mg/dL, o que aumenta o risco de enfarte. No entanto, um valor abaixo dos 30 mg/dL tem o mesmo efeito, com um aumento de 22% do risco de morte. Nos três anos após a experiência morreram 517 dos 2403 participantes.

Gorduras mais saudáveis

Gorduras monoinsaturadas:
Azeite
Óleo de amendoim
Amêndoas e azeitonas
Abacate

Gorduras polinsaturadas:
Peixes gordos como o salmão, sardinhas e cavala
Óleos vegetais como o óleo de girassol

Gorduras menos saudáveis

Gorduras saturadas:
Manteiga, natas
Carnes vermelhas, carnes gordas e enchidos
Queijos
Leite gordo, iogurtes gordo

Gorduras trans:
Alimentos que contêm gorduras parcialmente hidrogenadas.
Alimentos que derivam de ruminantes; tais como a vaca, por isso, carne de vaca/vermelha e laticínios (manteiga e natas)
Gorduras submetidas a temperaturas muito elevadas

Site da Direção-geral da Saúde sobre alimentação saudável.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.