sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se contra Mugabe no Zimbabué

A oposição no Zimbabué reuniu hoje em Harare mais de 2.000 pessoas numa manifestação contra o presidente, Robert Mugabe, o maior protesto em quase uma década.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Os manifestantes, convocados pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC), exigiram que o presidente faça "uma saída digna" do poder.

Robert Mugabe, 92 anos, está no poder desde a independência, em 1980, e já foi oficialmente designado candidato do seu partido, a Zanu-PF, às eleições presidenciais de 2018.

"Mugabe não tem solução para a crise. Estamos aqui para dizer a Mugabe e ao seu regime que falharam", disse aos manifestantes o líder do MDC, Morgan Tsvangirai.

Um importante dispositivo da polícia antimotim estava presente, mas os agentes não intervieram, ao contrário de protestos realizados no passado contra o presidente, frequentemente reprimidos pelas forças de segurança.

O Zimbabué atravessa uma grave crise económica há vários anos, num contexto de repressão da oposição e acusações de violações dos direitos humanos.

"Esta manifestação é contra a pobreza e contra a corrupção. Temos uma promessa vazia de 2,2 milhões de empregos que não existem e temos corrupção em massa", disse aos jornalistas um porta-voz do MDC, Douglas Mwonzora.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.