sicnot

Perfil

Mundo

Primeira condenação a prisão pelos acontecimentos da noite de fim de ano em Colónia

Um tribunal alemão impôs hoje a primeira pena de prisão a um dos envolvidos nos acontecimentos da noite de fim de ano em Colónia, oeste da Alemanha, na sequência de centenas de denúncias, em particular por assédio sexual.

O tribunal de primeira instância de Colónia condenou a um ano de detenção um argelino de 21 anos que considerou culpado do delito de roubo, informou um porta-voz judicial.

A instância considerou provado que o jovem retirou a carteira a um homem na praça da estação central de comboios de Colónia, onde se regista uma grande concentração de pessoas para as celebrações da passagem de ano.

O queixoso, segundo o tribunal, detetou o roubo e conseguiu intercetar o ladrão com a colaboração de alguns dos presentes.

O primeiro processo por assédio sexual durante a passagem de ano em Colónia ocorreu em fevereiro, mas diversas contradições no decurso do julgamento implicaram uma condenação de liberdade vigiada.

Na sequência dos acontecimentos registados na noite de passagem de ano 2015-2016 foram apresentadas mais de 700 denúncias, cerca de metade por assédio sexual e três por violação.

Os incidentes, que originaram uma importante controvérsia na Alemanha, foram provocados na sua maioria por pessoas "do mundo árabe ou do norte de África", segundo indicou a polícia de Colónia.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.