sicnot

Perfil

Mundo

Primeira condenação a prisão pelos acontecimentos da noite de fim de ano em Colónia

Um tribunal alemão impôs hoje a primeira pena de prisão a um dos envolvidos nos acontecimentos da noite de fim de ano em Colónia, oeste da Alemanha, na sequência de centenas de denúncias, em particular por assédio sexual.

O tribunal de primeira instância de Colónia condenou a um ano de detenção um argelino de 21 anos que considerou culpado do delito de roubo, informou um porta-voz judicial.

A instância considerou provado que o jovem retirou a carteira a um homem na praça da estação central de comboios de Colónia, onde se regista uma grande concentração de pessoas para as celebrações da passagem de ano.

O queixoso, segundo o tribunal, detetou o roubo e conseguiu intercetar o ladrão com a colaboração de alguns dos presentes.

O primeiro processo por assédio sexual durante a passagem de ano em Colónia ocorreu em fevereiro, mas diversas contradições no decurso do julgamento implicaram uma condenação de liberdade vigiada.

Na sequência dos acontecimentos registados na noite de passagem de ano 2015-2016 foram apresentadas mais de 700 denúncias, cerca de metade por assédio sexual e três por violação.

Os incidentes, que originaram uma importante controvérsia na Alemanha, foram provocados na sua maioria por pessoas "do mundo árabe ou do norte de África", segundo indicou a polícia de Colónia.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51