sicnot

Perfil

Mundo

Ministra dos Transportes belga demite-se após polémica sobre segurança nos aeroportos

A ministra dos Transportes da Bélgica, Jacqueline Galant, demitiu-se devido à polémica sobre a segurança nos aeroportos, segundo a televisão pública belga.

O aeroporto de Zaventem foi um dos alvos dos atentados de 22 de março

O aeroporto de Zaventem foi um dos alvos dos atentados de 22 de março

© Francois Lenoir / Reuters

A oposição acusa a ministra de ter negligenciado os relatórios que apontavam para "falhas graves" em matéria de segurança nos aeroportos belgas.

A demissão de Jacqueline Galant foi aceite pelo rei Philippe, indicou o primeiro-ministro Charles Michel, segundo a agência de notícias Belga.

Três semanas após os atentados em Bruxelas, a posição da ministra ficou fragilizada ao negar ter recebido um relatório da Comissão Europeia que indicava que, desde abril de 2015, os serviços do Ministério não dispunham de meios financeiros suficientes para efetuar as inspeções necessárias aos aeroportos.

  • Mohamed Abrini disse em tribunal que não faria mal a uma mosca
    1:03

    Atentados em Bruxelas

    Presente ao juiz, Mohamed Abrini garantiu que nunca faria mal a uma mosca e que se juntou aos dois bombistas suícidas do aeroporto de Bruxelas para escapar da polícia, que o perseguia desde os atentados de Paris. Mohamed Abrini, identificado como o terceiro suspeito do atentado no aeroporto de Bruxelas, disse ao juiz que os irmãos El Bakraoui, que se fizerem explodir, pretendiam atingir as zonas de partidas para os Estados Unidos, Rússia e Israel. Abrini, Osama Krayem e mais 5 suspeitos foram presentes a tribunal esta quinta-feira.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC