sicnot

Perfil

Mundo

Ministra dos Transportes belga demite-se após polémica sobre segurança nos aeroportos

A ministra dos Transportes da Bélgica, Jacqueline Galant, demitiu-se devido à polémica sobre a segurança nos aeroportos, segundo a televisão pública belga.

O aeroporto de Zaventem foi um dos alvos dos atentados de 22 de março

O aeroporto de Zaventem foi um dos alvos dos atentados de 22 de março

© Francois Lenoir / Reuters

A oposição acusa a ministra de ter negligenciado os relatórios que apontavam para "falhas graves" em matéria de segurança nos aeroportos belgas.

A demissão de Jacqueline Galant foi aceite pelo rei Philippe, indicou o primeiro-ministro Charles Michel, segundo a agência de notícias Belga.

Três semanas após os atentados em Bruxelas, a posição da ministra ficou fragilizada ao negar ter recebido um relatório da Comissão Europeia que indicava que, desde abril de 2015, os serviços do Ministério não dispunham de meios financeiros suficientes para efetuar as inspeções necessárias aos aeroportos.

  • Mohamed Abrini disse em tribunal que não faria mal a uma mosca
    1:03

    Atentados em Bruxelas

    Presente ao juiz, Mohamed Abrini garantiu que nunca faria mal a uma mosca e que se juntou aos dois bombistas suícidas do aeroporto de Bruxelas para escapar da polícia, que o perseguia desde os atentados de Paris. Mohamed Abrini, identificado como o terceiro suspeito do atentado no aeroporto de Bruxelas, disse ao juiz que os irmãos El Bakraoui, que se fizerem explodir, pretendiam atingir as zonas de partidas para os Estados Unidos, Rússia e Israel. Abrini, Osama Krayem e mais 5 suspeitos foram presentes a tribunal esta quinta-feira.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.