sicnot

Perfil

Mundo

Polónia diz que Rússia é maior ameaça para a Europa do que o Daesh

O chefe da diplomacia polaca, Witold Waszczykowski, considerou hoje a Federação Russa uma ameaça maior para a Europa do que a representada pelo Daesh, que é "muito séria", mas "não existencial".

© Maxim Shemetov / Reuters

Durante um debate sobre o futuro da NATO, na conferência anual sobre segurança GlobSec, que abriu hoje na capital eslovaca, Waszczykowski afirmou: "É evidente que a atividade da Rússia é uma espécie de ameaça existencial, porque essa atividade pode destruir países".

O ministro polaco acrescentou que há "também ameaças não existenciais, como o terrorismo, como as grandes vagas de migrantes".

Sobre o Daesh, disse que é uma ameaça muito séria, mas que "não é uma ameaça existencial para a Europa", segundo o relato feito pela agência noticiosa polaca PAP.

Reafirmando a sua esperança de ver a cimeira da NATO, prevista para julho, em Varsóvia, reforçar a presença das forças de diferentes países membros da aliança na zona oriental, Waszczykowski classificou-a como "um símbolo da sua determinação de defender o flanco oriental", prontificando-se para "discutir a escala" do reforço.

O reforço da capacidade defensiva coletiva vai ser o ponto principal do programa da cimeira, sublinhou, por seu lado, o seu homólogo checo, Martin Stropnicky, relativizando porém que "a Rússia não deve ser isolada".

A região do Mar Báltico, onde "a Rússia está a testar as capacidades defensivas da NATO", tornou-se aparentemente um foco de tensão, com os países membros da Aliança Atlântica da região confrontados com uma pressão russa acrescida, relevou Stropnicky, segundo a agência noticiosa checa CTK, enquanto a Suécia e a Finlândia estão submetidas a uma forte propaganda russa.

Com Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.