sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Bolívia recomenda ao Papa uso de coca para "aguentar toda a vida"

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi hoje recibido pelo Papa, a quem ofereceu três livros sobre os benefícios da coca e recomendou a sua utilização para "aguentar toda a vida".

© POOL New / Reuters

O encontro começou às 10:43 (9:34 em Lisboa), tendo o Papa e Morales conversado durante perto de meia-hora, na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano.

"Eu tomo [coca] e faz-me bem. Recomendo que a tome e assim aguenta toda a vida", disse Morales ao papa, na entrega dos livros sobre o produto andino, na habitual troca de livros.

Francisco ofereceu ao chefe de Estado boliviano uma medalha de São Martim de Tours, padroeiro de Buenos Aires e símbolo do amor aos pobres, e a recente exortação sobre a família "Amoris Laetitia".

Também ofereceu um exemplar de "O nome de Deus é Misericórdia", o primeiro livro-entrevista do Papa Francisco, publicado em janeiro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros boliviano, David Choquehuanca, a encarregada de negócios da embaixada boliviana no Vaticano, Erika Farfan, e a sua chefe de gabinete, Patricia Hermosa, acompanharam o presidente boliviano na audiência com o Papa.

Morales e Francisco encontraram-se pela primeira vez no Vaticano, em 2013, durante uma audiência em que falaram da luta contra a pobreza. Foi quando o líder boliviano ofereceu ao Papa um livro sobre reivindicação marítima do país.

Posteriormente reuniram-se em outubro de 2014, no Vaticano, por ocasião do primeiro Encontro Mundial de Movimentos Populares.

Em julho do ano passado, Francisco visitou a Bolívia, numa deslocação que também levou o papa ao Paraguai e ao Equador.

Durante a estada em Roma, Morales vai assistir no sábado a uma conferência organizada pelo presidente da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, o argentino Marcelo Sanchez Sorondo, para comemorar o 25.º aniversário da encíclica de João Paulo II "Centesimus Annus".

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.