sicnot

Perfil

Mundo

Esperadas cerca de 15 mil pessoas em marcha contra o terror em Bruxelas

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas hoje na marcha contra o terror e o ódio em Bruxelas, a cinco dias de se completar um mês sobre os atentados no aeroporto e no metro da capital belga, indicou a organização da marcha.

A histórica Praça da Bolsa, em Bruxelas.

A histórica Praça da Bolsa, em Bruxelas.

CHRISTOPHE PETIT TESSON

Com início previsto para o início da tarde, na zona da Estação do Norte, e final na baixa da cidade, numa distância de cerca de dois quilómetros, o cortejo irá passar na praça da Bolsa, onde estão previstos momentos de recolhimento junto do memorial improvisado.

No final do percurso, na praça Fontainas, deverão discursar vários familiares das vítimas, socorristas e funcionários do aeroporto de Bruxelas.

A organização da marcha fez ainda saber que na cabeça do desfile estarão sobreviventes dos atentados, seguindo-se representantes de diferentes comunidades religiosas, tendo 160 associações confirmado a sua presença.

A polícia alertou que, por questões de segurança, estão proibidos sacos e sugeriu que os manifestantes tenham consigo os seus documentos pessoais e utilizem os transportes públicos.

A organização tinha cancelado uma iniciativa semelhante, por solicitação das autoridades, quatro dias depois dos atentados de 22 de março, que mataram 32 pessoas e causaram centenas de feridos.

Porém, nesse dia, surgiram dezenas de autoproclamados 'hooligans', na Praça da Bolsa, que depois de adotarem atitudes provocatórias foram dispersos, nomeadamente com canhões de água utilizados pela polícia.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.