sicnot

Perfil

Mundo

Ted Cruz impõe-se a Trump nas primárias republicanas de Wyoming

O senador Ted Cruz impôs-se, este sábado, ao magnata Donald Trump nas primárias republicanas de Wyoming, uma segunda fase de votação naquele estado do oeste dos EUA, após o 'caucus' (assembleias populares) realizado em março, que também venceu.

Ted Cruz

Ted Cruz

© Carlo Allegri / Reuters

Cruz conquistou 14 delegados, todos os que estavam em jogo em Wyoming, estado que, no dia 12 de março, já distribuiu outros 12 representantes responsáveis por escolher, durante a convenção nacional do Partido Republicano, em julho, o candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro.

Com esta vitória, o senador pelo Texas terá pelo menos 23 dos 29 delegados de Wyoming, enquanto Trump um e o senador Marco Rubio - que já se retirou da corrida republicana - outro, a somar a outros quatro que vão participar na convenção nacional sem estarem comprometidos com nenhum aspirante à nomeação.

"É assim que se ganham eleições nos Estados Unidos. Este é outro passo no nosso esforço para conquistar uma maioria de republicanos e ser o candidato" do partido em novembro, afirmou Cruz, num comunicado, após terem sido divulgados os resultados.

Atualmente, Trump soma 744 delegados, à frente de Cruz, com 559.

O próximo grande encontro de ambos os partidos nas urnas está marcado para a próxima terça-feira, 19 de abril, em Nova Iorque, onde Donald Trump, pelos republicanos, e Hillary Clinton, do lado dos democratas, partem como favoritos.

Lusa

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.