sicnot

Perfil

Mundo

Ted Cruz impõe-se a Trump nas primárias republicanas de Wyoming

O senador Ted Cruz impôs-se, este sábado, ao magnata Donald Trump nas primárias republicanas de Wyoming, uma segunda fase de votação naquele estado do oeste dos EUA, após o 'caucus' (assembleias populares) realizado em março, que também venceu.

Ted Cruz

Ted Cruz

© Carlo Allegri / Reuters

Cruz conquistou 14 delegados, todos os que estavam em jogo em Wyoming, estado que, no dia 12 de março, já distribuiu outros 12 representantes responsáveis por escolher, durante a convenção nacional do Partido Republicano, em julho, o candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro.

Com esta vitória, o senador pelo Texas terá pelo menos 23 dos 29 delegados de Wyoming, enquanto Trump um e o senador Marco Rubio - que já se retirou da corrida republicana - outro, a somar a outros quatro que vão participar na convenção nacional sem estarem comprometidos com nenhum aspirante à nomeação.

"É assim que se ganham eleições nos Estados Unidos. Este é outro passo no nosso esforço para conquistar uma maioria de republicanos e ser o candidato" do partido em novembro, afirmou Cruz, num comunicado, após terem sido divulgados os resultados.

Atualmente, Trump soma 744 delegados, à frente de Cruz, com 559.

O próximo grande encontro de ambos os partidos nas urnas está marcado para a próxima terça-feira, 19 de abril, em Nova Iorque, onde Donald Trump, pelos republicanos, e Hillary Clinton, do lado dos democratas, partem como favoritos.

Lusa

  • Meryl Streep mais uma vez candidata a um Óscar

    Óscares 2017

    Aos 67 anos, Meryl Streep soma mais uma nomeação para aqueles que são os prémios mais cobiçados de Hollywood. A atriz foi nomeada pela interpretação em "Florence, Uma Diva Fora de Tom". Esta é vigésima vez que a Academia reconhece o trabalho da atriz, que já levou o Óscar para casa três vezes.

    Miguel Domingos

  • Polanski recusa presidir aos "César" por caso de violação em 1977
    1:55

    Cultura

    Roman Polanski já não vai presidir à cerimónia dos prémios César, o equivalente aos Óscares em França. A decisão de se afastar foi tomada esta terça-feira pelo próprio cineasta, na sequência da polémica em que se viu envolvido assim que foi convidado. Em 1977, Polanski foi acusado de ter violado uma adolescente de 13 anos, na Califórnia, declarando-se culpado. O realizador foi agora pressionado por associações feministas, redes sociais e pela ministra francesa dos direitos das mulheres. O diretor do Festival de Cannes Thierry Fremaux diz que falou com o realizador e acha que não é necessário "adicionar mais problemas ao problema".

  • Marcelo quer fazer mais e melhor no segundo ano de mandato
    0:48
  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.