sicnot

Perfil

Mundo

Airbus da British Airways choca contra drone na aterragem

Um airbus da British Airways embateu contra um drone momentos antes da aterragem no Aeroporto de Heathrow, em Londres, este domingo. O avião transportava 132 passageiros e cinco tripulantes. As autoridades estão a investigar o incidente.

Arquivo reuters

Logo após a atterragem, o piloto reportou que um objeto - aparentemente um drone - chocou contra a frente do airbus320. A polícia da aviação já abriu uma investigação.

"A nossa aeronave aterrou em segurança, foi completamente examinada pelos nossos engenheiros e foi libertada para operar o próximo voo", afirmou o porta-voz da transportadora aérea.

É "totalmente inaceitável" pilotar drones perto dos aeroportos e quem o fizer enfrentará "penalizações severas, incluindo a prisão", esclareceu um porta-voz da Autoridade da Aviação Civil.

O crime é penalizado no Reino Unido com uma pena de até cinco anos de prisão.

Os Estados Unidos introduziram recentemente um registo obrigatório, para que todos os drones que sejam encontrados possam ter o seu proprietário identificado.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.