sicnot

Perfil

Mundo

Capital do Irão tem 7 mil agentes à paisana para detetar transgressores à moralidade

A polícia da capital iraniana tem uma rede de 7.000 agentes à paisana cujo trabalho é denunciar alegadas transgressões à moralidade vigente na república islâmica do Irão, indicou hoje fonte policial local.

reuters

Segundo Hossein Sajedinia, general e chefe da polícia de Teerão, entre as transgressões figuram o mau uso do véu (cobrir a cabeça com um é obrigatório para as mulheres) e o comportamento antissocial.

"As brigadas à paisana, compostas por homens e mulheres, irão confrontar cidadãos que cometam transgressões implícitas à cidade", avisou Sajedinia, adiantando que serão 'fiscalizadas' várias situações, como a ausência de véus nas condutoras de automóveis, condução imprudente, festas na rua, assédio a mulheres e poluição sonora.

"Em público, todas as mulheres da República Islâmica, incluindo estrangeiras, são obrigadas a utilizar pelo menos um véu que cubra o cabelo e o pescoço", acrescentou.

Desde meados da década de 1990 que tem vindo a registar-se uma mudança gradual no código de vestuário de algumas mulheres, em particular nos mais concorridos bairros do norte de Teerão, sendo possível observar sobretudo jovens trajando casacos e camisolas com cores mais garridas e lenços apertados na cabeça.

Sajedinia indicou que se os agentes observarem alegadas infrações e/ou violações ofensivas aos valores morais do país devem avisar de imediato a polícia, que, depois, contactará os visados.

Os agentes, que dispõem de autorização judicial para operar, não estão, porém, autorizados a deter diretamente qualquer eventual transgressor, devendo apenas comunicar o facto à polícia.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC